Depressão Oculta: Um Tipo Diferente de Depressão Que Pode Atingir sem Que Você Saiba

depressão, depressão mascarada;

Mavocado/GettyImages – Todos os direitos: @ Minha Vida

Depressão oculta: sintomas pouco aparentes, tais como irritabilidade, falta de energia e dor de cabeça, podem passar despercebidos na rotina frenética. Risco para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com histórico pessoal ou familiar de depressão, problemas de saúde física, abuso de substâncias, traumas passados e dificuldade de concentração. Mudanças nos hábitos, sonho, apetite e problemas digestivos também indicam depressão mascarada. Negação de sentimentos aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Você já ouviu falar em depressão oculta? Também conhecida como depressão mascarada, ela se caracteriza por apresentar sintomas discretos tanto para o indivíduo quanto para os que estão próximos a ele. Muitas vezes, quem sofre com essa condição consegue esconder muito bem o que está sentindo, passando a imagem de que está tudo bem, quando na realidade, enfrenta um intenso sofrimento interno.

Enfrentar a depressão, principalmente quando ela está mascarada, pode ser desafiador, pois a pessoa pode não receber o apoio necessário. Por isso, é importante estar atento aos sinais sutis que podem indicar um quadro de depressão. Buscar ajuda profissional é fundamental para lidar com essa condição de forma saudável e assertiva.

Depressão Oculta: Um Mal Disfarçado na Rotina Frenética

No caso da depressão oculta, a rotina frenética do dia a dia pode mascarar alguns dos sinais — dificultando o reconhecimento da doença. Apesar da dificuldade de diagnóstico, existem alguns sinais que podem ajudar a identificar o quadro e procurar atendimento psicológico. Por que ela acontece? Afinal, como é possível ter depressão e não saber?

Diversos fatores podem guiar para o surgimento e prevalência do quadro, como falta de informação sobre os sintomas, rotina frenética, medo de julgamento e negação dos próprios sentimentos, segundo Rosângela. Embora ela possa afetar qualquer pessoa, a depressão oculta ocorre especialmente em pessoas com histórico pessoal ou familiar de depressão, eventos estressantes recentes, falta de suporte social, problemas de saúde física, abuso de substâncias e traumas passados.

Sinais Reveladores da Depressão Oculta

Normalmente, pessoas com depressão oculta realizam regularmente as atividades do dia a dia, mas tendem a apresentar sintomas pouco aparentes, como falta de energia, dificuldade de concentração, irritabilidade, desleixo com higiene pessoal e da casa. Além disso, embora a depressão seja principalmente um transtorno emocional, ela pode desencadear uma série de sintomas físicos que podem acobertar o quadro depressivo.

Problemas digestivos, como gases, dor abdominal, intestino preso ou diarreias recorrentes, dor de cabeça e no corpo, fadiga e mudanças nos hábitos de sono e apetite são sinais que podem indicar a presença da depressão mascarada. Em crianças e adolescentes, os sintomas podem se manifestar através de irritabilidade constante, mudanças de humor e dores físicas, enquanto em idosos, é comum que dores crônicas se intensifiquem.

Procurando Ajuda e Suporte

Ao notar qualquer sintoma suspeito, é importante procurar atendimento médico para acompanhamento. O tratamento de depressão é oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita. Se não identificado e tratado, o quadro pode agravar-se ou desencadear outros problemas, como ansiedade, transtornos de alimentação e abuso de substâncias. Além disso, a depressão oculta pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, dores crônicas, problemas de sono e comprometimento do sistema imunológico.

Como ajudar uma pessoa com depressão? Compreender as particularidades da doença e demonstrar empatia pode ser o primeiro passo para ajudar alguém que enfrenta esse desafio. Oferecer suporte emocional, estar disponível para ouvir e incentivar a busca por tratamento profissional são atitudes fundamentais para auxiliar aqueles que sofrem em silêncio. Lembre-se, a depressão oculta pode ser um desafio, mas com o apoio adequado, é possível superá-la.

Fonte: @ Minha Vida