O deputado federal reeleito tem criado uma série de fake news contra o atual presidente
A campanha do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), entrou com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que todos os perfis do deputado federal André Janones (Avante-MG) sejam suspensos até o final do segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro.
O motivo é a quantidade de notícias falsas que o parlamentar reeleito tem compartilhado contra o presidente e seus apoiadores com o objetivo de tumultuar o pleito.
A defesa do chefe do Executivo nacional diz que Janones comete um “verdadeiro e reconhecido atentado à democracia”, por fabricar e compartilhar informações falsas.
Entre as fake news contestadas pelo Bolsonaro estão as acusações de canibalismo, cumplicidade de assassinato de mulheres, violência feminina e de participação de rituais macabros.
– Por meio de intolerável estratégia de desinformação intencional e deliberada do eleitorado, denominada pela mídia de ‘janonismo cultural’, que se vale, inclusive, da repercussão gerada pela proposição de ações judiciais voltadas ao combate de informações falsas, o Deputado André Janones tem gerado benefícios não só à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, da qual faz parte, como também auferiu dividendos à sua própria candidatura – diz a petição judicial.