O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu, hoje, o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, para um almoço na Residência Oficial do Senado, em Brasília. A assessoria do ex-presidente não divulgou a pauta do encontro, que também contou com a presença do pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Segundo o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), um dos articuladores do encontro, a intenção é de uma “conversa institucional” entre Pacheco e Lula. Rodrigo Pacheco ainda não anunciou qual candidato apoiará na disputa presidencial em outubro. Ele chegou a figurar como pré-candidato do PSD à Presidência, mas recuou da candidatura. O partido, comandado por Gilberto Kassab, deve liberar os filiados para declarar apoios.
No reduto eleitoral de Pacheco, o PSD fechou aliança com o PT em torno da candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil ao governo de Minas Gerais. Ao anunciar o encontro na última segunda, Pacheco classificou a agenda como algo “natural”.
“Qualquer ex-presidente da República que queira se encontrar com o presidente do Senado, é minha obrigação receber. Então, considero que é algo muito natural. Receberei qualquer bancada que deseje ter esse encontro com a Presidência do Senado”, afirmou.
O encontro com o presidente do Senado faz parte de uma série de encontros de Lula com políticos e autoridades. No início do mês, ele se reuniu em São Paulo com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O encontro com Lula levou o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto, atrás do ex-presidente, a cancelar um compromisso previamente agendado com o presidente português.