A Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua do Imperador Pedro II, no centro do Recife, voltou a registrar uma longa fila durante a madrugada. Na manhã de hoje, houve registro de confusão no local entre moradores de uma ocupação e pessoas na área. O prédio em cima da central é uma ocupação popular desde 2021. A equipe da TV Globo estava acompanhando a situação das pessoas que aguardavam atendimento, quando presenciou cabos de vassoura e outros materiais começarem a ser jogados sobre quem estava na fila. As informações são do portal G1/PE.

Parte dos moradores teria se incomodado com o barulho da movimentação de pessoas aguardando nas filas, dando início à confusão. Além disso, pneus foram amontoados para bloquear a rua lateral, onde fica o acesso para a ocupação e onde há um toldo, onde as pessoas aguardam por atendimento na central.

Por meio de nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que foi acionada através do 16º Batalhão na madrugada desta quarta (06) para averiguar o “possível tumulto”. Segundo a corporação, “ao chegar no local, alguns indivíduos que jogavam pedras na fila dos usuários e causavam desordem, evadiram-se”.

A PM permaneceu no local até a chegada da Guarda Municipal, que enviou equipes ao local para controlar a situação e ajudar a organizar a espera para entrar na Central. Algumas pessoas que estavam na fila contaram que chegaram no local por volta das 18h de ontem, passando a noite dormindo em cadeiras ou até mesmo no chão.

O Cadastro Único para Programas Sociais é uma das principais maneiras de se ter acesso para diversos benefícios sociais. Muitas pessoas foram à central preocupadas com a regularização dos cadastros junto ao governo federal porque ele é um dos requisitos para obtenção

Desempregada, Lucineide Sales dos Santos chegou no local às 19h30 para cadastrar a mãe após a casa das duas ter sido interditada. “A gente saiu e foi para um aluguel de R$ 450, sem ter condições nenhuma. Está sendo muito difícil você do dia para a noite perder o que é seu”, disse.

Além da regularização do Cadastro Único, para estarem aptas a receber o auxílio municipal e estadual para vítimas da chuva, as famílias devem estar nas áreas registradas pela Defesa Civil e Assistência Social ou habitarem comunidades de interesse social de áreas alagadas.