SOFRÊNCIA PERNAMBUCANA. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES

Sofrência!

Eis a resultante do empate – 1×1 – no clássico disputado por Náutico e Sport, válido pela décima-terceira rodada do Brasileiro da Série B. O resultado, que não foi bom para nenhum dos dois clubes, deixou o time rubro-negro fora do G4 e manteve a equipe alvirrubra na zona de rebaixamento. O futebol que vem sendo apresentado por leoninos e alvirrubros não alimenta bons sentimentos nas duas torcidas em relação ao futuro de ambos os clubes na competição.

É cedo para se tirar conclusões sobre acesso e descenso. Isto é fato. Afinal, a disputa ainda está na primeira fase. Como é costume dizer: “Ainda vai rolar muita água debaixo da ponte”. Entretanto, quando o clube passa a depender da combinação dos resultados para alcançar a meta traçada, as dificuldades aumentam de forma assustadora.

A décima-quarta rodada começa a ser disputada nesta terça-feira, e será fechada no domingo com o confronto: Tombense x Náutico. O time do Interior Mineiro é uma das novidades da edição 2022 da Série B, fato que torna sua campanha surpreendente, até o momento. Nas cinco últimas rodadas contabilizou treze dos quinze pontos disputados. A condição de mandante, junto com o bom momento que atravessa, lhe credita a somar mais um resultado positivo no jogo com o alvirrubro pernambucano. Se chegar a quinta vitória, o Tombense pode estar dando um salto para entrar no G4, a depender da combinação dos resultados. Por outro lado, o Náutico tentará somar os três pontos em disputa para tentar deixar o incômodo Z4.

O jornalista, José Gustavo, quando os três clubes recifenses – Sport, Náutico e Santa Cruz – enfrentam, na condição de mandante, adversários de menor tradição futebolística, costuma dizer: “Esta vitória está na conta do…”. Apesar de, pelo “peso” da camisa, e por vir descrevendo uma melhor campanha, o Sport não pode ser visto como favorito no seu confronto com o Brusque, que nas duas últimas partidas que disputou como visitante somou duas vitórias. Vencer o time catarinense é de fundamental importância para o Leão seguir acalentando o sonho do acesso. Vale lembrar que, após este jogo com o Brusque, o Sport sai para enfrentar, na condição de visitante, Cruzeiro e Vasco, os dois candidatos mais fortes ao título.

A Série B, a exemplo da Série A, é uma competição de tiro longo, onde a mudança de cenário é frequente e contínua, fato que dificulta a definição das tendências. Entretanto, a regularidade apresentada por Cruzeiro e Vasco, nas treze rodadas disputadas, credita os dois clubes a conquistarem as primeiras vagas de acesso. O time mineiro contabilizou dez vitórias em treze rodadas, por outro lado, a equipe carioca permanece invicta. Em todas as Séries do Brasileiro – A, B, C e D – o Vasco é o único time que ainda não perdeu um jogo sequer.

Náutico e Sport só voltam a jogar após os festejos do São João. Portanto, ao invés de embalarem num bom forró, coco de roda, xote ou baião, alvirrubros e rubro-negros terão que se contentar com a sofrência do momento.