Muhne fecha ao público até segunda (6) para receber donativos

Ação faz parte do projeto Fundaj Solidária e tem parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE)

A população pernambucana está sofrendo junto às vítimas que perderam suas moradias e familiares em consequência das fortes chuvas no Estado. Com os alagamentos e deslizamentos de barreiras, o número de pessoas em vulnerabilidade social aumentou, passando de 400 na semana passada para mais de 4 mil até esta segunda-feira (30). Por este motivo, a campanha Fundaj Solidária está com uma ação emergencial. De hoje até a próxima segunda-feira (6), o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) será um ponto emergencial de coleta de donativos e estará fechado ao público.

O Fundaj Solidária é uma parceria da Fundação Joaquim Nabuco com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE) e arrecada donativos como alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal, roupas, colchões e cobertores para doar às famílias em situação de vulnerabilidade social. “Desde a semana passada estamos com o Fundaj Solidária, em parceria com a Cufa, voltada para vítimas das chuvas. Mas a situação agravou-se demasiadamente neste final de semana, nos levando a essa iniciativa. O Museu permanecerá fechado esses dias, com o pessoal que não sofreu nenhum dano devido ao temporal, voltado para a arrecadação dos donativos. Qualquer ajuda será bem recebida”, destaca Antônio Campos, presidente da Fundaj.

As visitas escolares que estavam agendadas foram canceladas nesta segunda-feira (30) pelas próprias instituições de ensino. Os funcionários do Muhne irão coletar os donativos, que serão distribuídos pela Cufa/PE, das 8h às 17h. A central tem um cadastro com as famílias em vulnerabilidade social. Os itens também podem ser entregues fora do horário de expediente nas portarias dos campi da Fundação, aos seguranças, na portaria do campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte.

“Alguns de nossos colaboradores estão enfrentando problemas de locomoção ou tiveram perdas materiais devido às chuvas. Vão atuar nessa frente os que não sofreram danos”, completa a coordenadora-geral do Muhne, Fernanda Guimarães, adiantando que no período em que permanecerá fechado o Museu do Homem do Nordeste passará por revisão técnica para evitar danos à infraestrutura devido às chuvas.

CUFA
A Central Única das Favelas nasceu há 20 anos e atua por todo o Brasil assistindo famílias das favelas e promovendo projetos alinhados aos interesses das classes populares. Em Pernambuco, a organização já é uma realidade em 300 comunidades, atendendo a 24 mil famílias espalhadas na Região Metropolitana do Recife.

Solidariedade
A Fundaj Solidária é uma campanha que acontece desde 2019, quando cerca de 100 famílias das comunidades Vila Vintém, na Linha do Tiro, e Beira Rio, em Olinda, receberam os donativos. Em 2021, o projeto destinou os itens doados à classe artística e à população que sofreu em decorrência da pandemia da Covid-19.

Confira o endereço de doação:

Avenida Dezessete de Agosto – 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife