Instituições públicas e religiosas organizam a coleta de donativos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Recife e Região Metropolitana. As campanhas recebem alimentos não perecíveis, água, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, agasalhos e cobertores. Com informações do Portal Folha de Pernambuco.

A Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de que 516 pessoas estão desalojadas e 249 pessoas estão desabrigadas em todo o Estado.

Confira, abaixo, onde e como doar:

Recife Solidário

A Prefeitura do Recife iniciou ontem a campanha Recife Solidário para arrecadação de colchões, alimentos e cobertores que serão encaminhados às pessoas em situação de vulnerabilidade.

As doações poderão ser feitas durante o dia de hoje, das 9h às 12h e das 14 às 17h, nos seguintes locais:

Sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo; Sítio da Trindade, em Casa Amarela; Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco está recebendo itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas. As doações podem ser deixadas no hall da Reitoria da Universidade, no Recife, que será um dos pontos de coleta.

Paróquia Cristo Redentor – Jordão – A igreja, que fica na Rua Limoeiro, no Jordão, na Zona Sul do Recife, está recebendo doações de alimentos, materiais de higiene, cobertores, colchões e roupas.

Paróquia Santa Rita de Cássia – Jardim Fragoso

A igreja recebe alimentos não perecíveis, água, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, agasalhos e cobertores. As doações devem ser deixadas na R. Maria Celina Monteiro, 240, Jardim Fragoso, Olinda.

Arquidiocese de Olinda e Recife

A Caritas Arquidiocesana de Olinda e Recife disponibilizou uma conta para receber doações, que serão repassadas para as famílias.

Banco do Brasil
Agência: 5740-1
Cc: 60.691-0
Pix: 29420681000129

Mãos Solidárias Pernambuco

Estão sendo recolhidos água mineral, comida, lonas, colchões e barracas para as pessoas em situação de rua. Os donativos podem ser deixados no Armazém do Campo do Recife, que fica na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro de Santo Antônio, das 8h às 17h. Há ainda a opção de doar por pix: 09.423.270.0001.80.

Casa de Maria de Olinda

A Casa de Maria de Águas Compridas está recebendo alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama. As doações devem ser entregues na Rua Bom Jesus do Monte, 198, Águas Compridas, Olinda. Para quem opte por doar via pix, o código é 81985367241.

Ajude PE

É possível doar pelo pix ajudepeoficial@gmail.com. Há a opção de doar alimentos, lençóis e agasalhos em pontos descentralizados e a combinar. Para verificar o ponto de coleta mais próximo de você, basta entrar em contato com o perfil @sueleenrochaa, no Instagram.

SOS Chuvas
A campanha da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está arrecadando mantimentos secos, água potável, material de higiene pessoal, roupas e agasalhos. Há dois pontos de coletas no bairro de Piedade. Um deles fica na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, próximo ao Shopping Guararapes, com funcionamento das 8h às 20h. O outro é o Espaço Cliente do Shopping Guararapes, aberto das 9h às 20h. WhatsApp para doações: (81) 99939- 0708.

Ferreira Costa

A partir de amanhã, as unidades do Home Center Ferreira Costa do bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife; e da Tamarineira, na Zona Norte da cidade, arrecadarão alimentos, cobertores, água, kits de higiene pessoal, roupas e agasalhos. Os endereços são:

Ferreira Costa Imbiribeira
Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967

Ferreira Costa Tamarineira
Rua Cônego Barata, 275

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE

A partir de amanhã, as unidades do Sesc e Senac viram ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável e de artigos de higiene pessoal e de limpeza para doação. Quem não puder comparecer, pode fazer a doação em depósito para o Banco de Alimentos:

CNPJ: 03.482.931/0021-05

Banco: Caixa Econômica Federal – Agência:0923

Conta Corrente: 00003775-6

Paulista

Podem ser doados materiais de limpeza e de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, lençóis, cobertores, toalhas e travesseiros. A central de arrecadação é no Clube Municipal de Paratibe, que funciona 24 horas.

Confira outros pontos de arrecadação que funcionam das 8h às 17h. 

Centro Administrativo, em Maranguape I; Igreja de Nossa Senhora do Ó; Igreja de Santa Isabel, no Centro; Loja FÊMEA. no Paulista North Way Shopping; Lojas da Padaria Karla em Pau Amarelo, Janga (em frente às 4 torres), Conjunto Beira Mar, e no terminal de Conceição.

Olinda

As pessoas que queiram colaborar podem fazer doações de alimentos não perecíveis; materiais de limpeza; colchões; agasalhos; cobertores, lençóis e agasalhos, das 8h às 17h.

Pontos de Arrecadação:

Caic de Peixinhos – Av. Pres. Kennedy, S/N; Escola Pró-Menor – Rua C 6, n° 15 – Rio Doce; Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos  Av. Getúlio Vargas, 536 – Bairro Novo. Neste último ponto as doações podem ser feitas até as 22h.