Após reunião de quase 2h da Executiva Nacional do MDB nesta terça-feira (24), o presidente da sigla, Baleia Rossi, informou, em coletiva de imprensa, que “mais de 90% do partido” apoia a pré-candidatura de Simone Tebet ao Palácio do Planalto.

Desconfortável diante da pergunta sobre quem são os quase 10% que não estão ao lado da senadora, Rossi disse que foram apenas aqueles que não participaram da reunião, nem presencial nem virtualmente: o presidente do MDB do Alagoas, senador Renan Calheiros, e o presidente do partido no Ceará, senador Eunício de Oliveira.

A ausência dessas lideranças reitera a falta de unanimidade no partido em torno da presidenciável, pois mesmo após o lançamento da pré-candidatura de Tebet, que ocorreu em dezembro de 2021, os senadores se reuniram com líderes do PT, incluindo o pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril deste ano.

“A reunião de hoje serviu para demonstrar que há uma maioria esmagadora do MDB que defende a candidatura própria em torno da senadora Simone Tebet”, contornou o presidente da sigla.

Segundo Rossi, “é natural que o vice-presidente virá de outro partido”, mas não confirmou se será do PSDB, do Cidadania ou ainda de outra sigla para além da “terceira via”, visto que o MDB pretende ampliar alianças.

A reunião também formalizou a aliança com PSDB e Cidadania e referendou Tebet como cabeça de chapa da “terceira via” para a disputa à Presidência. Embora o PSDB também tenha uma ala que resiste a Tebet e queira uma candidatura tucana,  ainda não há outro nome na mesa.

Há previsão de uma coletiva de Tebet  na sede nacional do MDB na quarta-feira (25), às 11h.