14 crianças e 1 professor morrem após atirador abrir fogo em escola primária do Texas

Pelo menos 14 alunos e uma professor foram mortos em um tiroteio em uma escola primária no Texas, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (24).  Ao menos dois policiais também ficaram feridos no incidente.

De acordo o governador do Texas Greg Abbott (Republicanos), o atirador foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos, que entrou na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, com um revólver e possivelmente um rifle.

“Ele atirou e matou – horrivelmente, incompreensivelmente – 14 alunos e matou um professor”, disse Abbott, acrescentando que o próprio atirador “está morto e acredita-se que os policiais o mataram”.

As idades e identidades dos mortos não foram divulgadas até o momento.

O jovem, de 18 anos, seria aluno da Escola Secundária de Uvalde. A polícia do condado de Uvalde não divulgou a motivação do crime, que forçou parte da cidade a um confinamento no início da tarde de hoje, horário local do Texas.

“Quando pais deixam seus filhos na escola, eles têm a expectativa de que vão ser capazes de buscá-los quando o dia acabar. Há famílias de luto neste momento”, lamentou Abbott.

“A investigação está levando a nos dizer que o suspeito agiu sozinho durante esse crime hediondo”, disse Pete Arredondo, chefe de polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde, em entrevista coletiva.

Equipe de emergência se reúne perto da Robb Elementary School após um tiroteio
Equipe de emergência se reúne perto da Robb Elementary School após um tiroteio. PA

O presidente Joe Biden foi informado sobre o ataque e se dirigirá à nação esta noite, disse a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre no Twitter.

A escola atende da segunda à quarta série em uma cidade que quase metade não fala inglês, de acordo com o US Census Bureau.

É o tiroteio mais mortal em uma escola primária dos EUA desde o ataque em Sandy Hook, Connecticut, quase uma década atrás, que matou 26 pessoas – 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos.