Feira literária gratuita terá lançamentos, oficinas e apresentações culturais

Resultado da 3ª edição do Projeto Fortalecer, em Pernambuco, evento terá participação de 210 crianças e adolescentes, de 6 e 16 anos, atendidos pela Organização no Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa
A Aldeias Infantis SOS promoverá uma feira literária com atividades gratuitas, no dia 30 de abril, das 9h às 18h, em formato on-line, no canal do Youtube do Projeto Fortalecer. O evento contará com lançamentos literários, oficinas, mediação de leituras e apresentações culturais, como música e teatro.

A celebração especial é fruto da 3ª edição do Projeto Fortalecer, que este ano foi nomeada de “I Feira Literária Fortalecer: Território Cultura e Saberes”, e contará com a participação de 210 crianças e adolescentes, de 6 e 16 anos, atendidos pela Aldeias Infantis SOS em Pernambuco.

Os trabalhos que serão apresentados na Feira são frutos das atividades desenvolvidas nas três cidades onde o Projeto Fortalecer é realizado: Recife, Paulista e Araçoiaba. São oficinas e ações de incentivo à leitura, que ajudam e estimulam o aprendizado e a criatividade, maneira lúdica e adaptada para cada faixa etária.

As famílias das crianças e adolescentes apoiados pelo projeto participaram de rodas de conversa sobre a importância do cuidado e fortalecimento dos vínculos afetivos, prevenindo a perda do cuidado parental. Os participantes do projeto também receberam cestas básicas, vales refeições, kits de higiene e limpeza com álcool 70%, e máscaras de proteção.

Um dos beneficiados com essas ações foi o adolescente, Klebson de Moura Silva, de 13 anos. Morador de Paulista, no Grande Recife, começou a frequentar as atividades e oficinas do Fortalecer há um ano. O garoto revela que no início tinha muita dificuldade na leitura e de se relacionar em família e na escola. Hoje, tomou gosto pelo prazer de ler e faz parte do grupo de mediadores de leitura e do grupo de teatro do projeto.

Evento contará com a participação de 210 crianças e adolescentes

“Percebemos uma mudança de autoestima, de relacionamento com os colegas e com a família. Além da leitura, que evoluiu muito, é visível o prazer dele em ler”, comenta Ana Paula Nascimento, Coordenadora do Projeto Fortalecer.

Outro adolescente que teve a vida impactada pelo projeto foi José Felipe Souza, de 12 anos. Tímido e com muita dificuldade na leitura, ele achava impossível escrever um livro. Com a participação nas atividades e oficinas, passou a ser mais comunicativo e expressivo. Durante a iniciativa, ele confeccionou um livro utilizando a técnica de cartonagem, aprendida ao longo do Fortalecer.

Lançamento do livro – “Vai Passar! Relatos da pandemia”

A I Feira Literária Fortalecer marcará o lançamento oficial do livro “Vai Passar! Relatos da Pandemia”. Escrito por seis crianças, duas de cada território da Aldeias Infantis SOS em Pernambuco, o livro foi desenvolvido dentro do projeto Escritor para o Futuro, promovido pela NeoEdu, em parceria com a Organização. A obra traz o ponto de vista das crianças sobre a pandemia da COVID-19. Silas de Oliveira, de 13 anos, é um dos autores e foi o responsável pelo desenho que ilustra a capa da obra.

“A mãe de Silas nos informou que ele estava em uma fase complicada em casa, dando muito trabalho e sem querer fazer as atividades. Ele começou a fazer as oficinas sem muita vontade e chegou a dizer que não iria participar das oficinas de mediação, mas quando viu os amigos, se animou e fez o maior sucesso. Agora, tomou gosto pela mediação e se tornou um dos mais atuantes, tanto que participou do livro, escrevendo e desenhando a capa”, resumiu Ana Paula.

O livro já está disponível para leitura de forma virtual por meio do link: https://issuu.com/neoedu/docs/ebook_aldeias_infantis

Educador e cordelista Edgar Diniz participa do evento

Mediadores de Leitura

Para os professores e profissionais de educação e cultura que prestigiarem a Feira Literária haverá ainda um workshop de formação de mediadores de leitura, que são aqueles capacitados para criar pontes entre o imaginário do leitor e a literatura, despertando desejo e gosto pela leitura nas pessoas. As vagas para o workshop são limitadas e os interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/g5Fngxw24214hhhN8

Programação Completa

Além do workshop e da apresentação das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, haverá ainda uma aula-espetáculo ministrada pelo poeta, cordelista, escritor e educador, Edgar Diniz. Outra atração do evento é o grupo olindense de cultura Afro Majê Molê.

Outro destaque será show do mágico Rapha Santacruz, que comandará a apresentação da feira, além de realizar o número de encerramento. Toda a transmissão do evento contará com intérprete de libras. Para conferir, é só acessar o canal do YouTube do projeto: https://bit.ly/2Q6pVKk.

Mágico pernambucano Rapha Santacruz comandará a apresentação da feira

Apoio

O Projeto I Feira Literária Fortalecer: Território, Cultura e Saberes conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio das empresas: Unilever – através da marca Cremogema, que tem o propósito de “Nutrir o Caminho do Bem” unindo amor, valores e nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças – e Inbetta, empresa que tem em seu DNA a criatividade.

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência.

Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br

Iniciativa é da Organização Aldeias Infantis SOS

I Feira Literária Fortalecer: Território, Cultura e Saberes

Data: 30 de abril de 2022
Hora: 9h às 18h
Local: Transmissão pelo Canal do Youtube – Fortalecer: Território, Cultura e Saberes (Clique aqui para acessar)