A partir da próxima segunda, o WhatsApp vai limitar ainda mais o número de encaminhamento de uma mensagem recebida pelo aplicativo, fixada em no máximo cinco contatos ou grupos até então. Agora, uma mensagem recebida por encaminhamento só poderá ser repassada para um grupo ou contato por vez dentro do aplicativo.

Segundo informações do portal de notícias G1, o novo limite é um dos recursos que o aplicativo de mensagens preparou para o lançamento da ferramenta WhatsApp Comunidades. O novo serviço, que permite usuários criem espaços que reúnam vários grupos e, potencialmente, enviem avisos para milhares de pessoas ao mesmo tempo, será testado globalmente durante este ano, mas só chegará ao Brasil após as eleições por conta de um acordo entre a companhia e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Mais uma ação do TSE para facilitar o PT por ocasião das eleições. O alcance do WhatsApp será menor somente no Brasil. Esse ‘acordo’ do TSE configura-se num dos mais claros ataques às instituições democráticas. Então a regra, no Brasil, passa a valer somente após as eleições de 2022? Depois não mais teremos “fake news”?”, questionou o candidato ao Senado pelo Partido Liberal (PL) e ex-ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado.