A ex-vereadora do Recife, Goretti Queiroz, filia-se ao Podemos

Com Informações da assessoria de Imprensa

A Jornalista e ativista da causa animal , Goretti Queiroz filia-se ao Podemos e vai concorrer à uma vaga  na Câmara Federal. Após ser sondada por várias legendas, a ativista  aceitou o convite da presidente  nacional da legenda, Renata Abreu,  assumindo, ainda, a direção  nacional da setorial Direito dos Animais, a ser criada no partido.

Goretti tem um currículo de 15 anos à frente da causa animal em Pernambuco. Foi vereadora do Recife, no período de 2019 a 2020, com  13 leis sancionadas e várias conquistas para causa animal, saúde pública e defesa das mulheres.

Entre elas,  destaca-se a Lei Mayara,  que estabelece o controle na venda de ácidos para pessoas físicas e jurídicas nos estabelecimentos do Recife.
Para a causa animal,   foi de sua autoria  a  Lei  que  proíbe a utilização de cães de guarda para  vigilância a imóveis e terrenos da administração pública do Recife.  Outra lei sancionada, criou do Dia do Cuidador  que abrange, também,  os protetores de animais.
Outros projetos em benefício dos  animais  foram apresentados,  mas em virtude da pandemia não conseguiram tramitar, a exemplo do PL que proíbe a utilização de carroças de tração animal em estabelecimentos que comercializam material de construção no município do Recife  e a exploração desses animais em praças e parques da cidade.

Outro projeto polêmico proíbe a comercialização de animais , vivos, em mercados públicos.

Uma das ações de mandato que teve grande repercussão foi o ” Meu Bairro é o Bicho”  que levou atendimento veterinário e de castração  em vários bairros da capital pernambucana.  Também ganhou destaque  a ação, junto à Prefeitura do Recife, do projeto “Clarisse Vai à Escola pelos Animais” ,que incluiu o tema na grade curricular  do ensino fundamental.
Foi pioneira na defesa dos animais de grande porte, em Pernambuco, com a criação do projeto SOS Cavalos, que resgatou mais de 80 animais de carrocas, das ruas. O  Projeto ganhou o prêmio Vasconcelos Sobrinho, da Agência Estadual do Meio Ambiente de PE,  na categoria  bem-estar animal.

Goretti Queiroz foi vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e membro  da Comissão de Direito das Mulheres na Câmara dos vereadores do Recife.