Elon Musk pensa em criar rede social para defender liberdade

Bilionário levantou possibilidade ao questionar a adesão do Twitter aos preceitos da liberdade de expressão

Elon Musk Foto: EFE/EPA/Britta Pedersen/POOL

O bilionário Elon Musk, presidente da Tesla, anunciou no último sábado (26) que pensa em lançar sua própria plataforma de rede social. A declaração foi dada por Musk no Twitter enquanto ele comentava a possibilidade de construir um serviço que priorize a liberdade de expressão.

A ideia surgiu após Musk criar uma enquete para seus seguidores do Twitter, na sexta-feira (25), com a seguinte pergunta: “Liberdade de expressão é essencial para uma democracia funcional. Você acredita que o Twitter rigorosamente adere a esses princípios?”. Na ocasião, 70% das pessoas votaram “não”.

No sábado, o empresário complementou o questionamento feito no dia anterior com a seguinte colocação: “Levando em conta que o Twitter serve como uma praça pública de fato, não aderir aos princípios da liberdade de expressão prejudica a democracia”. Após essa afirmação, ele perguntou se uma nova plataforma era necessária.

Por fim, ao ser questionado por seus seguidores no Twitter sobre a nova rede, ele ainda sugeriu que estava “pensando de forma séria” em criar uma nova plataforma de rede social. Entretanto, apesar de lançar a ideia, o bilionário não trouxe mais informações sobre o assunto.

Recentemente, plataformas como a Truth Social, lançada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de serviços como o Gettr, Parler e Rumble, foram desenvolvidos justamente com a premissa de se tornarem espaços para promover a liberdade de expressão na internet.