Rússia vê progressos na negociação pela paz, que prossegue nesta quinta-feira

Imagem analisada visualmente

Maria Zakharova, porta-voz russa, fez afirmação animadora

Deu no Correio Braziliense

Uma entrevista coletiva da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na manhã desta quarta-feira (9/3), trouxe um pouco de esperança para os apoiadores do fim da guerra entre o país e a Ucrânia. Apesar de tons duros e de crítica ao Ocidente, o discurso de Zakharova falava em paz.

“Houve alguns progressos nas negociações destinadas a pôr fim, o quanto antes, ao banho de sangue sem sentido e à resistência das Forças Armadas ucranianas”, disse ela.

MANTER O GOVERNO – Outro ponto que chamou a atenção foi quando a representante do governo russo garantiu que a Rússia não pretende “derrubar o governo” ucraniano.

Desde terça-feira, russos e ucranianos assinaram um cessar-fogo para permitir que civis saiam das cidades-alvos com segurança, por corredores humanitários. Em seis zonas, os bombardeios param até as 21h, horário que corresponde a 16h de Brasília. Na terça-feira, quase 60 ônibus em dois comboios retiraram civis de Sumy, a leste de Kiev.

Nesta quinta-feira, os chanceleres Serguei Lavrov (Rússia) e Dmytro Kuleba (Ucrânia) se reunirão no sul da Turquia.

FILIAÇÃO À OTAN – Enquanto se desenrolava a terceira rodada de negociações diplomáticas, em Belarus, a Rússia aliviava levemente a lista de demandas e prometia pôr fim à “operação especial”, caso a Ucrânia desista dos planos de incorporar-se à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Ortan) e reconheça Crimeia e Donbass (leste) como regiões independentes.

A exigência de “desnazificação” do país foi abandonada. Os negociadores ucranianos reconheceram que, nos diálogos de ontem, obtiveram alguns resultados positivos sobre a logística dos corredores humanitários. No entanto, o Kremlin declarou que as “expectativas” não foram atendidas.