Nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundaj, será assinada com a Semesp, em Brasília

Iniciativa do Cinema da Fundação integrará modelo para acessibilidade no Brasil

A inclusão cultural das pessoas com deficiências sensoriais ganha um novo e importante capítulo no próximo dia 9 de março, com a nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que leva um modelo de cinema acessível para ser aplicado em todo o país. O protocolo para a viabilização do projeto será assinado entre a Fundaj e a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação, no Gabinete da Semesp. Participarão da ocasião, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, a secretária da Semesp, Ilda Peliz, e a diretora Crisiane Batti.

“É uma honra para a Fundação Joaquim Nabuco poder ser o fio condutor da nacionalização de um projeto como o Alumiar, que atua na democratização do acesso ao cinema, permitindo que muita gente possa ter a experiência de assistir a um filme de forma plena, adaptado às suas necessidades. Esperamos que o Alumiar chegue ao máximo de estados e municípios possível e, certamente, a Fundaj sempre estará à disposição para auxiliar nessa nacionalização”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

A acessibilidade é essencial para que seja assegurada a equidade nas possibilidades de aprendizagem para todos. A partir da assinatura, o projeto poderá ser levado para os componentes da Federação que almejam aderir a iniciativa em seus espaços, prioritariamente, escolares públicos ou privados conveniados. A parceria trata-se de uma Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as organizações. Nesse contexto, a nacionalização do Alumiar ocorre a partir da disponibilização de tecnologia da Fundaj, assim como da orientação e acompanhamento técnico da Semesp.

Ainda em 2020, teve início o desenvolvimento do projeto, com a assinatura do Termo de Cooperação, visando possibilitar a expansão do modelo de sessões de cinema de fácil acesso, e a ocupação de ambientes pelos alunos e as pessoas com deficiências sensoriais nas demais regiões do país.

Além dessas etapas, outra fase da nacionalização do projeto está em andamento. A Secretaria de Cultura do Distrito Federal também assinará um Acordo de Cooperação com a Semesp/MEC, objetivando disponibilizar o espaço físico, os materiais, os equipamentos e o pessoal para conduzir o Projeto Cine Acessível.

O Alumiar
Inaugurado em novembro de 2017, a Sessão Alumiar tornou o Cinema da Fundação, ao compreender os empecilhos que impedem o desfrute dos direitos educacionais desse grupo, o primeiro do país a exibir, regularmente, filmes nacionais com as três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD), para pessoas cegas ou com baixa visão; janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).