Só depois da iniciativa da Fundaj, Governo e Prefeitura de Olinda prometem restaurar o Cine Olinda

Blog do Ricardo Antunes

O esforço do presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Antônio Campos, na intenção de assumir o Cine Olinda, abandonado à anos, rendeu frutos. Após o envio de muitos ofícios e buscas por tratativas por parte da Fundaj, o Governo do Estado e a Prefeitura de Olinda anunciaram que irão assumir a restauração do espaço.

A decisão mostrou na prática que, tanto o Governo Paulo Câmara, quando a prefeitura de Olinda, não quiseram a parceria apenas por motivos políticos. Em 2016, Campos foi candidato no município e chegou no segundo turno das eleições.

Antônio Campos foi candidato a prefeito de Olinda em 2016

“Fico feliz pela população olindense, que certamente terá um equipamento cultural à disposição. E nós iremos acompanhar as obras”, disse ele ao comentar a decisão.

O presidente da Fundaj ainda anunciou que o projeto de transformar Olinda em um “Polo de Cinema” vai prosseguir. Em 90 dias a cidade deverá ter sua primeira sala. O projeto, no entanto, é muito maior com a abertura de outros espaços de cultura, exposições, aulas para estudantes que gostam da sétima arte, dentre outras atividades.

HISTÓRIA – Ainda com o nome de Cine Theatro de Variedades, a casa começou a funcionar no ano de 1911. Na década de 1920, ganhou o nome de Cine Olinda. Já nos anos 1970 o local deixou de funcionar e foi desapropriado pela administração municipal em 1979. Na década de 1980 o local funcionou como Cine Bajado. Mas faz 40 anos que não ocorre exibição de filmes.