Acusado de machismo, Chico Buarque abandona canção

Cantor anunciou que não irá mais cantar a música Com Açúcar, Com Afeto

Chico Buarque de Holanda
Chico Buarque fez revelação em série sobre Nara Leão, para quem compôs a música Foto: AgNews

O cantor Chico Buarque decidiu que não irá mais cantar a música Com Açúcar, Com Afeto, que compôs originalmente para a voz de Nara Leão. De acordo com ele, o motivo são as acusações de machismo feitas pelo movimento feminista à letra da canção.

A música, de 1967, retrata a rotina de uma dona de casa sustentada por um marido alcoólatra e farrista pelo qual é apaixonada e segue tentando agradá-lo devido ao seu amor pelo cônjuge.

– Ela [Nara Leão] me pediu a música. Ela me encomendou essa música. Ela falou “eu quero agora uma música de mulher sofredora”. E deu exemplos de canções do Assis Valente, Ary Barroso, aqueles sambas da antiga, onde os maridos saíam para a gandaia, e as mulheres ficavam em casa sofrendo, tipo “Amélia”, aquela coisa. Ela encomendou, e eu fiz – explicou Chico no documentário O Canto Livre de Nara Leão.

Segundo as críticas, a música retrata a figura feminina em uma condição subalterna em relação ao marido. Chico disse que, quando compôs a música, não tinha a consciência que possui hoje sobre o machismo da letra, mas não revelou se outras músicas também serão excluídas de seu repertório.

– Eu gostei de fazer [a música]. A gente não tinha esse problema [na época]. É justo que haja críticas. As feministas têm razão. Vou sempre dar razão às feministas. Mas elas precisam compreender que, naquela época, não existia, não passava pela cabeça da gente que isso era uma opressão, que a mulher não precisa ser tratada assim. Elas têm razão. Eu não vou cantar Com Açúcar, Com Afeto mais e, se a Nara estivesse aqui, ela não cantaria certamente – afirmou.

Nara Leão morreu em 1989 em decorrência de um tumor no cérebro.