Academia Pernambucana de Letras empossa nova diretoria

O imortal Lourival Holanda, ocupante da cadeira Nº 4 da Academia Pernambucana de Letras, tomou posse ontem como novo presidente da instituição. Lourival sucede o acadêmico Lucilo Varejão, que enfrentou o desafio de conduzir a Casa de Carneiro Vilela com o mandato iniciado praticamente com a pandemia.

Junto com Lourival, tomaram posse os acadêmicos Luzilá Gonçalves Ferreira (vice-presidente), Cícero Belmar (Secretário Geral), Dirceu Rabelo (1º Secretário) e Ana Maria César (tesoureira).

QUEM É

Lourival Holanda é natural da cidade de Bodocó, no Sertão pernambucano. É professor da UFPE e autor de várias obras literárias conhecidas e respeitadas no meio acadêmico.

Ele se propõe a ampliar o diálogo da Academia com a sociedade, principalmente dos jovens e escritores.

APL

A Academia, instalada em aprazível e belo casarão centenário, com espaço arborizado e estacionamento, dispõe ainda de museu, biblioteca com 30 mil volumes, auditório, salas de reunião e palestras. Fundada em 1901, a APL é a terceira Academia mais antiga do Brasil. Entre as academias estaduais é a que mantém de longe, a mais representativa relação histórica de Acadêmicos de destaque nas letras nacionais. Em outras palavras, a APL só é suplantada pela Academia Brasileira de Letras como expressão de todos os segmentos literários da cultura nacional.

FONTE: Jornal O PODER