Morre a escritora Lya Luft aos 83 anos em Porto Alegre

A escritora morreu na madrugada desta quinta-feira (30); ela tinha sido diagnosticada, há sete meses, com um melanoma (câncer de pele)
Escritora Lya Luft
Escritora Lya Luft

Foto: MAURO VIEIRA/AE

A escritora Lya Luft morreu aos 83 anos na madrugada desta quinta-feira (30), em casa, em Porto Alegre. Em maio, a autora foi dignosticada com um melanoma – tipo agressivo de câncer de pele – que já produzira mestástase. No último dia 21 ela foi liberada para ficar em casa com a família.

A Academia Riograndense de Letras informou o falecimento. “Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias”, informou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

Uma das principais escritoras e tradutoras do País, Lya nasceu em Santa Cruz do Sul em 15 de setembro de 1938. A escritora é dona de uma obra que conta com 31 títulos e transitou por vários gêneros: romances, poemas, contos, crônicas, ensaios, infantil, livro de memórias. ‘Pensar É Transgredir’, ‘As Coisas Humanas’, ‘Canções De Limiar’ e ‘O Tigre na Sombra’ são algumas das suas obras.

Ela deixa o marido, o engenheiro Vicente de Britto Pereira, os filhos Susana, Pedro, além de sete netos e netas. Lya será velada em uma cerimônia íntima, restrita a familiares, e depois cremada. Ainda não há confirmação de data e horário.