Nova parceria entre Fundaj e Academia Pernambucana de Letras traz palestras sobre poesia

O projeto “A Poesia em Todos os Tempos” trará uma série de palestras disponibilizadas no YouTube da Fundação Joaquim Nabuco

A Fundação Joaquim Nabuco volta a juntar forças com a Academia Pernambucana de Letras (APL) para fazer circular o debate sobre a produção literária local e global. A parceria, que vem resultando em importantes eventos ao longo do tempo, agora retorna tendo a poesia como centro de discussão. Batizado de “A Poesia em Todos os Tempos”, o projeto traz uma série de palestras feitas por acadêmicos sobre poetas e suas obras, das mais particulares às universais. Todas publicadas no canal do YouTube da Fundaj, a partir do dia 21 de dezembro.

“A escolha do tema poesia foi uma sugestão da APL que acatamos e a construção da programação acabou sendo algo muito fácil, tendo em vista o tema em comum a cada um de nós. A expectativa é que no futuro continuaremos com novas iniciativas conjuntas entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Academia Pernambucana de Letras”, comenta Mário Hélio, diretor de Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.

Serão três palestras. A primeira, “De Lyra e César, um poeta universal nos Sertões da Paraíba”, será ministrada pela acadêmica Anna Maria César, também responsável por organizar a programação do evento. No dia seguinte, a escritora Lourdes Sarmento debate “Poetas Brasileiros em Paris”. A programação é encerrada com a palestra de Lucilo Varejão Neto, atual presidente da APL, batizada de “Falando de Poesia”. Todas elas estarão disponíveis a partir das 17h dos dias 21, 22 e 23 de dezembro, respectivamente, no canal da Fundaj no YouTube.

“A Fundaj e a APL são duas instituições sérias e reconhecidas nos meios culturais e intelectuais não só do Recife ou de Pernambuco, mas do Brasil todo. Nossos eventos em parceria vêm tendo uma grande aceitação do meio literário pernambucano e são uma grande forma de difusão da nossa cultura. Temos na Academia vários poetas e conhecedores da temática poesia e essa parceria com a Fundação para levar isso adiante é muito bem-vinda em nossa obrigação de valorizar a literatura”, afirma Lucilo Varejão Neto.

PROGRAMAÇÃO
De Lyra e César, um poeta universal nos Sertões da Paraíba
Palestrante – Anna Maria César
Publicação no Youtube da Fundaj – 21/12/21, às 17h

Poetas Brasileiro em Paris
Palestrante – Lourdes Sarmento
Publicação no Youtube da Fundaj – 22/12/21, às 17h

Falando de poesia
Palestrante – Lucilo Varejão Neto
Publicação no Youtube da Fundaj – 23/12/21, às 17h