‘Admirável Gado Novo’ com ‘vida de gado’ virou questão no Enem

Vésperas do exame foram marcadas por denúncias de que haveria interferência do governo federal

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 contou com a exploração de diversos temas de pautas progressistas, o que refuta a ideia de que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, teria interferido no exame.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Enem estava “ficando com a cara do governo”, o que acabou gerando temor em alguns grupos opositores e críticos ao governo federal.

Contudo, temas como racismo, povos indígenas, população carcerária e sexualização da mulher não ficaram de fora das questões da prova aplicada neste domingo (21).

Uma das questões trazia a música Admirável Gado Novo, do cantor e compositor Zé Ramalho. A questão pedia que o candidato interpretasse um trecho da letra da música, que fala sobre “massas” e “vida de gado”.

A canção foi lançada em 1979, época do regime militar no Brasil. E “gado” é a forma pejorativa como apoiadores do presidente Jair Bolsonaro são chamados por opositores.

O certame também trouxe a pauta racial em perguntas sobre o período da escravidão no Brasil e o aumento da população carcerária no país. Foram apresentados dados que apontam a predominância de jovens negros entre os presos.

A primeira etapa do exame teve 45 questões de linguagens e códigos, 45 questões de ciências humanas e uma redação, cujo tema foi Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.

No próximo domingo (28), segundo dia de exame, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.