O aniversário de Dias Toffoli em um hotel de luxo em Lisboa

Ministro comemorou seus 54 anos nesta segunda-feira (15/11) em festa com a presença de autoridades do Judiciário e lideranças do Congresso

Dias Toffoli, ministro do STFFábio Vieira/Metrópoles
Por Igor Gadelha
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli completou 54 anos nessa segunda-feira (15/11) e comemorou o aniversário num hotel de luxo em Lisboa ao lado de autoridades do Judiciário, lideranças do Congresso Nacional e até apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A festa aconteceu à noite, no bar do tradicional hotel cinco estrelas Tivoli. Estiveram presentes nomes como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; além dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, Villas Bôas Cueva e Antônio Carlos Ferreira.

Também passaram pela comemoração os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Ney Bello e Danielle Maranhão. Do Congresso, compareceram nomes como o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e os deputados Aécio Neves (PSDB-MG), Celina Leão (PP-DF) e Margarete Coelho (PP-PI).

A festa contou ainda com vários advogados. Entre eles, Karina Kufa, que atua na defesa de Bolsonaro na área eleitoral; Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, advogado de uma série de políticos, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; e Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Segundo aliados, a comemoração foi articulada de última hora. Antes da festa, a maioria dos presentes participou de um jantar organizado pelo advogado Luís Inácio Adms. Ele foi ministro da Advocacia-Geral da União entre o final dos governos Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009, e Dilma Rousseff, em 2016.

Todas essas autoridades e juristas estão na capital portuguesa para participar do 9º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento é organizado pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), instituição de ensino que tem o ministro do Supremo Gilmar Mendes como sócio.