Lava Jato não morreu e denuncia operador financeiro por lavagem de US$ 17 milhões 

Nelson Ribeiro foi solto, mas continua sendo alvo da Justiça

Deu no G1 PR

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o operador financeiro Nelson Martins Ribeiro, investigado pela Operação Lava Jato, por lavagem de dinheiro de mais de 17 milhões de dólares. A denúncia foi aceita pela Justiça Federal do Paraná na sexta-feira (8). O acusado foi alvo da 20ª fase da Operação Lava Jato, em 2015.

De acordo com a Procuradoria, o doleiro Nelson Martins Ribeiro efetuou dezenas de operações de lavagem de dinheiro para empresas e funcionários da Petrobras em contas off-shore.

ERA PEÇA-CHAVE – Segundo a denúncia, os crimes eram cometidos no esquema do Departamento de Distribuição do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, “servindo não somente como um intermediário, mas como peça chave para que fosse ‘lavada’ a origem ilícita dos recursos com reintegração dos valores de propina do grupo para o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras”.

Os crimes foram cometidos entre 2008 e 2013, conforme a acusação. Além da denúncia pelo crime de lavagem de dinheiro, o Ministério Público pede que o valor lavado seja devolvido à União.