Forte terremoto no Paquistão deixa ao menos 20 mortos

As autoridades dizem que dezenas de feridos após o terremoto de magnitude 5,7 atingir a remota Harnai enquanto muitas pessoas dormiam.

Islamabad, Paquistão – Pelo menos 20 pessoas foram mortas depois que um terremoto atingiu a província de Baluchistão, no sudoeste do Paquistão na noite desta quarta-feira (6), disseram autoridades locais, com equipes de resgate tentando limpar os destroços e obter acesso à área.

O terremoto de magnitude 5,7 atingiu a maioria dos residentes do distrito de Harnai, cerca de 100 km (60 milhas) a leste da capital provincial de Quetta, adormecido pouco depois das 3h da manhã local (22:00 GMT) na quinta-feira, de acordo com dados do United States Geological Survey . O tremor ocorreu a uma profundidade de cerca de 20 quilômetros (12 milhas).

“Pelo menos 20 pessoas foram mortas e estimamos que cerca de 100 estejam feridas”, disse a ministra provincial Zia Langove à Al Jazeera por telefone.

Langove disse que os esforços de resgate foram prejudicados devido aos deslizamentos causados ??pelo terremoto que bloqueou as estradas na área.

“Houve muitos deslizamentos de terra e as equipes estão trabalhando para limpar as estradas para a área”, disse Langove. Oficiais de resgate poderão realizar uma avaliação mais precisa dos danos assim que tiverem acesso à área, acrescentou.

Baluchistão é a maior província do Paquistão, mas a menos populosa e menos desenvolvida, consistentemente ocupando o último lugar nas classificações nacionais de indicadores de desenvolvimento humano.

A maioria das casas na área de Harnai, onde ocorreu o terremoto, são feitas de lama e pedra e são mais suscetíveis a danos causados ??por terremotos em comparação com as estruturas de concreto ou tijolo.

Muitas das vítimas morreram quando telhados e paredes desabaram, disse Suhail Anwar Hashmi, um alto funcionário do governo provincial, à agência de notícias AFP.

Uma mulher e seis crianças estavam entre os mortos, disse ele.