Políticos se despedem e lamentam morte de Joaquim

 

Confira abaixo mais alguns depoimentos de políticos, amigos e admiradores do ex-governador Joaquim Francisco, falecido hoje, aos 73 anos, vítima de um câncer no pâncreas.

“Sou mais Recife, sou mais Joaquim. Meu voto vale muito, meu voto é Joaquim”. O slogan da campanha de 1988 à Prefeitura do Recife bate forte no coração. No dia de hoje, com a partida de Joaquim Francisco, tantas lembranças e, principalmente, aprendizados vêm à tona. Como militante partidária, ainda sem o título de eleitor, também aprendi a amar e lutar pelo Recife pelo olhar dele.

De lá para cá, a política e a amizade familiar nos uniu de forma definitiva. Não imaginava que lá na frente teria a honra e a responsabilidade de receber o seu importante e decisivo apoio para nossas batalhas políticas e eleitorais.

Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar – e já faz tanta falta – no trato da coisa pública.

Sílvia, filhas, genros e netos, recebam o meu abraço apertado e muitas orações, na certeza de que Deus nos dá forças. Joaquim sempre estará vivo por meio de seu legado, exemplo de dignidade e compromisso público”. – Priscila Krause, deputada estadual (DEM).

“Pernambuco e a política perdem um homem público íntegro, inovador, ousado, de posições firmes e que deixou sua marca na história de Pernambuco como prefeito do Recife, como governador, como deputado federal e como ministro. Nós do Democratas, perdemos um amigo querido, com quem tivemos o privilégio de compartilhar, como correligionários, parte de sua trajetória como homem público.

Nós do Democratas abraçamos dona Silvia, as filhas, Fernanda, Luciana e Cristiana, os cinco netos, familiares e amigos”. – Mendonça Filho, ex-ministro da Educação.

“A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco. Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.

Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.

“Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente.

Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo.

Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco”. – Miguel Coelho, prefeito de Petrolina pelo MDB.

FONTE:BLOG DO MAGNO MARTINS