Dia da Indústria – Pernambuco, sim!

 

Por Ricardo Essinger – Presidente do Sistema FIEPE

Nestes tempos incertos e tenebrosos que afetam todos setores produtivos, independente de tamanho ou localização, a situação da indústria pernambucana é alentadora.

Enfrentar desafios faz parte da nossa rotina e da nossa história. Por isso mesmo, festejamos o Dia da indústria com sobriedade, mas também como um incentivo, um estímulo para seguirmos na caminhada que colocou Pernambuco numa posição de destaque.

Apesar de tudo, é daqui que saem cerca de 90% do gesso fornecido para a construção civil do Brasil, as confecções produzidas pelo polo do Agreste e os automóveis de uma das plantas fabris mais modernas do mundo. O histórico açúcar e a frutas irrigadas pelo São Francisco.

Nossa indústria representa 20,3% das riquezas geradas por Pernambuco, o que representou uma movimentação de R$ 41,5 bilhões em 2020. Dados do IBGE revelam que, enquanto a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado caiu 1,4% em 2020, o da indústria cresceu 1%.

É bom ver o nosso setor com desempenho positivo, na contramão das estimativas, embora a reação do mercado, como um todo, ocorre de maneira lenta em função das incertezas que ainda pairam sobre a nossa economia

A lista de entraves é longa e vai desde a falta ou alto custo da matéria-prima, da elevada carga tributária, da demanda interna insuficiente, do aumento da taxa de câmbio, até a falta de capital de giro.

Dados da FIEPE revelam que, no mês de maio, o ICEI – o índice que acompanha esse momento – cresceu, mas timidamente, um ponto percentual em relação ao mês de abril. Em maio, o ICEI marcou 54,4 pontos e está bem próximo à linha divisória entre os cenários positivo e negativo. A conjuntura segue otimista.

São muitas as particularidades do nosso segmento, que se prepara intensamente para competir no mercado externo. Hoje, a nossa indústria é responsável por quase a totalidade dos números de importação e exportação do Estado. Investir nesse segmento, sem dúvidas, trará nova oportunidade de expansão para os nossos negócios e será capaz de reverter a nossa capacidade produtiva no longo prazo.

Este é a nossa esperança, nosso foco no futuro e a melhor maneira de comemorar esse Dia da Indústria.