Um grito em favor dos restaurantes

 

Blog do Magno Martins

Brasília, que teve um lockdown muito mais amplo em tempo e radical nas medidas, reabriu os restaurantes permitindo o funcionamento até às 22 horas. Pernambuco, entretanto, continua maltratando, gerando prejuízo e desemprego a quem vive da gastronomia.

Impôs o toque de recolher às 20 horas, medida absurda e irracional. Afinal, quem vai a um restaurante jantar entre 18 e 20 horas? Ninguém em absoluto. Reza a tradição, e a cultura confirma, que o hábito do jantar fora de casa começa de 21 horas e se estende em média até meia noite.

Em função disso, os bons, refinados e demandados restaurantes do Recife passaram a ficar entregues às moscas no horário noturno. Muitos já quebraram, outros resistem demitindo, sem saber se conseguirão sobreviver.

Sinceramente, para quem vai a um restaurante jantar, qual a diferença de permanecer em seu ambiente até à meia noite em relação às 20 horas, levando-se em conta que todos estão funcionando sob o cumprimento rigoroso de todos os protocolos do Governo, obrigando o uso de álcool gel, máscaras e distanciamento de mesas?

Bares, compreendo, muitas vezes não obedecem aos protocolos e acabam sendo um risco para a disseminação do vírus, mas os restaurantes não. O Governo, portanto, não pode ou não deve tomar uma medida igual se, racionalmente, se propuser a ajudar a economia, preservar e gerar mais empregos.