Prefeito de Goiana detona governador por crise na saúde

 

Por Houldine Nascimento –  Blog do MAGNO MARTINS

O prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), não economizou nas críticas ao governador Paulo Câmara (PSB), a quem chamou de “irresponsável”, hoje. O motivo da revolta é o fato de a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) situada no município estar fechada no momento em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para os pacientes com Covid-19 chega a 96% na rede pública estadual.

Em tom ríspido, Honório declarou publicamente que pediu ao Governo de Pernambuco, responsável por gerir a unidade de saúde, que “devolva a UPAE com todos os equipamentos e insumos para atendimento de pacientes de Covid-19”. O prefeito se comprometeu em tomar o controle da situação e colocar à disposição profissionais de saúde para atender não somente os goianenses, mas também outros municípios da Mata Norte do Estado.

“A UPA-E foi feita para o município de Goiana e para funcionar. Não foi feita para ficar desativada dentro do mato”, disparou. “Se Dr. Paulo Câmara trazer (sic) de volta todos os equipamentos que ele levou daquela UPA-E, a gente abre e mostra que vai dar dignidade à toda população goianense. Para evitar que as pessoas se contaminem e vão para o Recife. O município de Goiana tem estrutura suficiente e nós temos médicos para arcar com essa responsabilidade”, continuou.

“Essa atitude que eu estou tomando é pela perda de muitos goianenses pela irresponsabilidade de Dr. Paulo Câmara. Gosto muito dele, mas tenho que dizer”, declarou Eduardo Honório. A decisão do prefeito de Goiana conta com o apoio dos vereadores e do deputado estadual Clóvis Paiva Neto, que é líder do PP na Assembleia Legislativa de Pernambuco e se comprometeu em encaminhar o requerimento ao gabinete do governador.

Hoje, Goiana registra 3.275 casos confirmados de Covid-19 e 97 óbitos. Desde o início da vacinação, foram imunizadas 2.450 pessoas, entre profissionais da saúde e idosos. Desde o último dia 9, por conta do aumento de casos do novo coronavírus detectados na cidade, o prefeito Eduardo Honório havia determinado que a UPA Deputado Osvaldo Rabelo atenderia exclusivamente os pacientes diagnosticados com a doença.

No momento, a UPA está com dois pacientes na ala vermelha e 14 na amarela, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.