De acordo com O Globo, deputado estaria conversando com o Cidadania e o PSL
Após a derrota na eleição para o comando da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode estar de saída do DEM. De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o parlamentar deve deixar a sigla na próxima semana. O veículo também informou que o destino de Maia pode ser o PSL ou o Cidadania.
Para deixar o partido sem risco de perder o mandato, Maia precisaria ser liberado pelo DEM. A interlocutores, informou a colunista, o presidente da sigla, ACM neto, disse que dará o aval para a saída do deputado.
O próximo passo, então, será o novo partido do deputado. O Globo informou que Rodrigo Maia já iniciou conversas com o Cidadania e também com o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018.
A ideia é que o deputado consiga levar junto cerca de 40 políticos, a maioria filiada ao DEM. Entre eles estariam governadores, prefeitos, deputados federais e também deputados estaduais.
De acordo com o jornal, Rodrigo Maia disse a aliados que o PSL teria estrutura para ser um dos protagonistas nas eleições de 2022 e que ainda planeja articular uma candidatura para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro.
Outro ponto abordado pelo veículo foi a ala do PSL que apoia Bolsonaro, que não gostaria da filiação de Maia à sigla. No entanto, o partido considera que boa parte dos deputados deve sair do partido na janela de transferências.