Começa sessão de abertura do ano legislativo

 

Foi iniciada, há pouco, a sessão solene que marca a abertura oficial do ano legislativo do Congresso Nacional. É a primeira sessão com os novos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que preside os trabalhos. Eles foram eleitos na última segunda-feira. Também está presente o presidente da República, Jair Bolsonaro.

O destaque da sessão é a mensagem presidencial, que traz as prioridades legislativas do Poder Executivo. A lista já foi divulgada pelo Palácio do Planalto e conta com pautas econômicas, como a reforma tributária (PEC 45/19) e a privatização da Eletrobras (PL 5877/19); e pauta de costumes, como a regulamentação de porte de armas (PL 3723/19) e a educação em casa, o homeschooling (PL 1776/15).

Na Câmara dos Deputados, o Executivo selecionou 19 projetos que considera mais urgentes para votação em 2021. No Senado, as prioridades somam 15 propostas.

A sessão também terá os discursos dos presidentes das duas Casas e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Clique no vídeo e acompanhe a sessão ao vivo.