Biblioteca encontrada no Tibet reúne manuscritos secretos de 10.000 anos atrás

Olha que descoberta incrível

Esta foto é do Monastério Sakya, uma incrível Biblioteca encontrada no Tibet com 84.000 manuscritos secretos que incluem a história da humanidade durante mais de 10.000 anos. Este monastério budista fica situado 25 km à sudeste de uma ponte que está cerca de 127 km à oeste de Shigatse, na estrada para Tingri, região que é autônoma da China.

Sakya Monastery, Sakya, Tibet.jpg

Esta talvez seja a maior biblioteca do mundo sobre as histórias mais antigas e distantes da vida humana. De acordo com informações, os livros que se encontram nela estariam escritos em várias línguas como o Sânscrito, chinês, tibetano e algumas línguas mortas que estão sendo decodificadas somente agora pesquisadores.

O mais incrível é que ela foi atrás de uma parede enorme que tem 60 metros de comprimento e 10 de altura e espera-se que a maioria deles sejam escrituras budistas, apesar de que possam também incluir trabalhos de literatura, história, filosofia, astronomia, matemática e arte. Acredita-se que eles permaneceram intocados por centenas de anos. Eles estão sendo examinados pela Tibetan Academy of Social Sciences.

Como uma riqueza cultural pode ficar tanto tempo escondida?