Geraldo Júlio tentou comprar imóvel no Cabo

A conselheira Teresa Duere, do TCE, barrou a aquisição de imóvel com galpões no Cabo de Santo Agostinho, que estava sendo feita por dispensa de licitação pela Prefeitura do Recife. O valor da compra sem licitação seria de quase R$ 12,8 milhões.

Segundo o TCE, a compra tinha sido autorizada pela gestão anterior do ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB), mas o pagamento ficou para ser realizado pela atual gestão.

A denúncia sobre as compras dos imóveis, nos últimos dias da gestão anterior do Recife, foi feita pela deputada estadual Priscila Krause (DEM), ainda em 2020 nas redes sociais. A parlamentar também formalizou sua denúncia no Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Na semana passada, o conselheiro Carlos Porto, relator das contas do ex-prefeito Geraldo Júlio no TCE, já tinha determinado a suspensão dos efeitos de oito decretos de dezembro de 2020, que desapropriavam 11 imóveis localizados no Recife.

Agora, Teresa Duere também determinou que não seja feito o pagamento pendente pelos galpões no Cabo, que estão sendo adquiridos em 2021 através de uma dispensa de licitação.

Os pedidos de cautelar sobre este imóvel no Cabo e sobre as 11 desapropriações no Recife foram feitos ao TCE pelo MPCO, que deu seguimento à denúncia de Priscila Krause.

O imóvel na cidade do Cabo de Santo Agostinho seria usado pela Prefeitura do Recife como almoxarifado da Secretaria de Educação do Recife. De acordo com a decisão, um dos fundamentos da cautelar foi o imóvel ser em cidade (Cabo) que não faz fronteira com o Recife.