Organização criminosa extorquia políticos ameaçando divulgar Fake News

Bandidos praticavam extorsões contra políticos utilizando sites na internet para difusão de fake news.

Do G1 
Policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DCRI), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizam uma operação, na manhã desta segunda-feira (21), contra uma organização criminosa suspeita de controlar pelo menos 20 páginas em redes sociais utilizadas para extorsão a políticos.

A quadrilha oferecia serviços de marketing digital para políticos e, quando eles não aceitavam, viravam vítimas dos ataques. Então, os criminosos começavam a produzir fake news e publicavam nas redes sociais. Depois, o bando ainda tentava extorquir dinheiro dos alvos desses ataques para remover a notícia falsa da internet.

Entre os alvos estão o deputado Áureo Lídio Moreira Ribeiro, a prefeita eleita de Guapimirim, Marina Pereira da Rocha Fernandes, e o atual prefeito de Magé, Rafael dos Santos Souza.
MP e Polícia Civil fazem operação contra grupo denunciado por extorsão — Foto: Reprodução/TV Globo

Os agentes tentam cumprir mandado de prisão contra Igor Patrick de Souza, que seria o chefe da organização criminosa e que se utilizava da divulgação de notícias falsas em redes sociais para, desde 2017, extorquir dinheiro e cometer crimes contra a honra de suas vítimas. Igor Patrick não foi encontrado em casa e já é considerado foragido.

As falsas páginas de notícias usadas nos crimes atingiam políticos de Magé, na Baixada Fluminense, até Paraty, na Costa Verde. Mas a atuação mais intensa dos criminosos era contra os políticos da Baixada Fluminense.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em vários endereços da Baixada e Região Metropolitana.