Barroso rebate questionamentos e diz que nunca houve provas de fraude sobre urnas eletrônicas

Barroso ironizou críticas: ‘Tem gente que acha que a Terra é plana’

André de Souza e Carolina Brígido
O Globo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, voltou a defender as urnas eletrônicas. Questionado sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a falar em fraudes e defendeu o voto impresso, Barroso disse que, se houver qualquer comprovação de irregularidade, a Corte vai apurar. Mas, segundo ele, nunca houve provas de fraude desde que as urnas eletrônicas começaram a ser usadas, há mais de 20 anos. Barroso afirmou que o resultado apurado representa a vontade dos eleitores brasileiros.

“Se o presidente ou qualquer pessoa tiver alguma comprovação de fraude, eu diligenciarei para apurar. Sou juiz e lido com fatos e provas Portanto não posso me impressionar com a retórica política que faz parte de um jogo que não me cabe jogar”, disse Barroso em entrevista coletiva após a apuração dos votos do segundo turno da eleição municipal deste ano.

VOTO IMPRESSO – O presidente do TSE disse que Bolsonaro tem o direito de se expressar livremente, mas destacou que o Supremo Tribunal Federal (STF), do qual ele faz parte, já descartou o voto impresso.

“O presidente da República merece todo o respeito institucional, e tem o direito de manifestar livremente sua opinião. O país é livre e democrático. A verdade porém é que o Supremo Tribunal Federal já entendeu pela inconstitucionalidade do voto impresso. E não apenas pelo custo de R$ 2,5 bilhões, mas porque representaria um risco real ao sigilo para o voto. Então objetivamente hoje não existe a possibilidade de voto impresso porque existe uma decisão unânime em sentido diverso”, disse Barroso.

Ele acredita que o voto impresso traria tumulto: “Eu penso que o voto impresso traria grande tumulto para o processo eleitoral brasileiro, porque todo candidato derrotado ia pedir recontagem, ia haver impugnações, alegações de nulidade e judicialização do processo eleitoral. Portanto considero, aqui é uma opinião pessoal, eu penso que traria um grande tumulto para o processo eleitoral. É mais ou menos como mexer num time que está ganhando”.

FRAUDES – Segundo ele, não há como haver fraudes: “Não há possibilidade de fraudar o sistema. Agora, não tenho controle sobre o imaginário das pessoas. Tem gente que acha que a terra é plana, tem gente que acha que o homem não chegou na lua, tem gente que acha que o Trump venceu as eleições nos Estados Unidos. Esse é o imaginário sobre o qual eu não tenho poder”.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que não há ainda informações sobre pessoas com prerrogativa de foro suspeitas de atuarem contra o TSE. Segundo ele, foi enviado um ofício à PF solicitando que, se forem detectados suspeitos nessa condição, como parlamentares, a PGR seja informada para avaliar as medidas cabíveis.

ATAQUE HACKER –  Barroso disse que não houve ataque hacker bem sucedido ao sistema do TSE no segundo turno. Questionado se houve uma tentativa mal sucedida, ele disse não dispor de informações a respeito. Em 15 de novembro, durante o primeiro turno, houve uma tentativa, que não se concretizou, de derrubar o site da Corte. Houve também o vazamento de dados de servidores do tribunal.

O diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, disse que a investigação sobre o ataque hacker no primeiro turno ainda está no início e que não poderia dar maiores detalhes. “Os que sofreram buscas se intitulam anarquistas. Mas, como foi colhido muito material, a investigação vai continuar”, disse o diretor-geral da PF.