Em Olinda, Lupércio foca em ressocialização

O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio, focou, ontem, no trabalho que é realizado na cidade em prol dos reeducandos. Um projeto idealizado por ele e que permite a contribuição dessas pessoas, que recebem capacitação profissional para atuar em diversas áreas, como recuperação de fachadas, pintura, limpeza pública, manutenção hidráulica, entre outras.

O trabalho é considerado o maior instrumento de ressocialização para pessoas que estão cumprindo pena. Antes mesmo de Professor Lupércio falar, este tema foi abordado por vários presentes que estão sendo beneficiados. A cada três dias trabalhados, é remido um dia de pena e ainda se capacitam profissionalmente.

Adinaildo dos Santos, 31, há dois anos trabalha na Prefeitura dentro do projeto. “Nenhum prefeito tinha olhado por nós. Hoje eu tenho emprego, vejo que tenho futuro fora do crime e isso é fruto do coração deste prefeito”, relatou emocionado.

A Biblioteca Pública de Olinda foi reformada com trabalho de reeducandos. Outro exemplo é que, todos os dias, a limpeza dos quase 10 quilômetros de orla da cidade é realizada com eles. São 45 reeducandos treinados para desempenhar esta função em um importante cartão postal.

Professor Lupércio assegura que Olinda é o município que mais conta com esse tipo de trabalho. “Ganha a cidade, os reeducandos, toda sociedade. Estamos investindo na dignidade das pessoas e trazendo benefícios para nossa cidade. Nacionalmente já fomos reconhecidos”, colocou o gestor.

A cidade de Olinda recebeu um prêmio nacional graças ao trabalho destes reeducandos. O projeto “Pinte Seu Patrimônio”, que está restaurando as cores nas fachadas do Sítio Histórico, ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A Praça Alvorada está passando por uma requalificação, a Rua Ageu Magalhães está sendo pavimentada, a Rua Garanhuns está sendo toda pavimentada”, citou, como alguns dos trabalhos que estão sendo realizados na região. Além de mencionar a requalificação da Nova Avenida Presidente Kennedy.