Fundação do bilionário quer promover “direitos humanos” no Brasil
A Fundação Open Society, criada pelo bilionário George Soros, anunciou a doação de 1 milhão de dólares anuais (cerca de R$ 5,3 milhões), pelo período de 5 anos, à ONG Conectas Direitos Humanos, sediada em São Paulo. O objetivo do apoio financeiro, segundo a Open Society, é “fortalecer a capacidade da Conectas em liderar e acompanhar processos judiciais em defesa da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito”.
A nota da fundação de Soros também justifica o aporte milionário, que passará de R$ 26 milhões ao fim dos cinco anos, com a “hostilidade contra os direitos humanos” praticada pela “atual liderança política”.
– Uma sociedade civil forte e vibrante é essencial para a democracia. Os ataques profundos à democracia e à liberdade que estamos vivenciando deveriam ser um chamado para que os brasileiros apoiem conscientemente as organizações que defendem o Estado de Direito; estamos entusiasmados em ver a filantropia brasileira se unindo para fortalecer a cultura de doação e diversificar as fontes de financiamento para a sociedade civil no país – afirmou a diretora executiva da Conectas, Juana Kweitel.
Outro ponto defendido pela fundação de Soros, é que o apoio financeiro irá reforçar a capacidade da Conectas em adotar o que se chama de “litígio estratégico”. Esta ferramenta, bastante utilizada por ONGs, permite que uma minoria ou grupo marginalizado seja empoderado com informações sobre direitos, que receba apoio para se organizar e pleitear demandas junto às instituições do Estado e fora delas.