O entrevistador italiano preferido do papa Francisco, Eugenio Scalfari, está alegando agora que o papa lhe disse que Jesus não teve uma ressurreição corporal após Sua paixão e morte na cruz, mas que ele “desapareceu” e ele saiu da tumba “à semelhança de um espírito”.

Escrevendo no diário italiano La Repubblica na terça-feira, Scalfari relatou o que o Papa Francisco teria dito a ele sobre a ressurreição de Jesus.

“Ele era homem até ser sepultado pelas mulheres que recompuseram seu corpo. Naquela noite, na tumba, o homem desapareceu e saiu da gruta na aparência de um espírito que encontrou as mulheres e os apóstolos enquanto ainda preservava a sombra da pessoa, e então ele definitivamente desapareceu.”.

A ressurreição corporal de Cristo dentre os mortos é um princípio central da fé cristã. O Apóstolo Paulo disse aos coríntios que “se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil e sua fé também” (1 Cor. 15:14).

A citação acima atribuída ao papa aparece no novo livro de Scalfari, Il Dio unico e la sociedade moderna: Contratação com papai Francesco e cardeal Carlo Maria Martini (“O Deus Único e a Sociedade Moderna: Encontros com o Papa Francisco e o Cardeal Carlo Maria Martini”) .

Scalfari é um dos fundadores do La Repubblica, que há muito tempo critica o Vaticano e a Igreja Católica. O jornalista octogenário não tem a prática de gravar suas conversas com o Papa, como é o padrão jornalístico em entrevistas dessa importância, mas aparentemente confia em sua memória para apresentar sua interpretação dos encontros.

O papa concedeu inúmeras entrevistas a Scalfari que provocaram confusão e perguntas sobre as crenças do papa. Até agora, o próprio papa não emitiu nenhuma negação ou esclarecimento pessoal após as alegações de Scalfari e não disse que deixará de conceder entrevistas ao jornalista ateu.

No mês passado, Scalfari afirmou que o Papa Francisco havia negado a divindade de Jesus. Scalfari afirmou que o Papa “concebe Cristo como Jesus de Nazaré, um homem, não Deus encarnado. Uma vez encarnado, Jesus deixa de ser um Deus e se torna um homem até sua morte na cruz.”

O jornalista continuou, dizendo: “Quando discuti essas frases, o Papa Francisco me disse: ‘Elas são a prova definitiva de que Jesus de Nazaré, uma vez que ele se tornou homem, mesmo que fosse um homem de virtude excepcional, não era Deus em absoluto.’”

Isso levou Matteo Bruni, da assessoria de imprensa do Vaticano, a esclarecer: “Como já foi dito em outras ocasiões, as palavras que o Dr. Eugenio Scalfari atribui entre aspas ao Santo Padre durante conversas com ele não podem ser consideradas como um relato fiel do que foi realmente dito, mas representa uma interpretação pessoal e livre do que ele ouviu, como é evidente pelo que foi escrito hoje sobre a divindade de Jesus Cristo.”

O jornalista italiano Antonio Socci expressou choque pelos comentários sobre a ressurreição de Jesus atribuída ao papa: “Scalfari continua a atribuir citações de Bergoglio que contêm enormidades teológicas inéditas e ninguém do Vaticano se importa em negar, nem dizem isso. Os católicos pensam: quem fica calado concorda.”

O diácono Nick Donnelly, residente no Reino Unido, criticou o papa por não denunciar as alegações de Scalfari sobre o que o papa alegadamente diz nessas entrevistas. “Qualquer papa decente imediatamente denunciaria” a heresia atribuída, ele twittou.

Donnelly disse à Church Militant que a gravidade das reivindicações e o silêncio do papa só podem levar a crer que elas são relatadas com precisão por Scalfari.

“A alegação de que Francisco nega a ressurreição corporal de Jesus nos leva à área da doutrina de boa-fé “, disse ele. “Toda vez que recitamos o Credo de Nicéia e Apóstolos, proclamamos a ressurreição corporal de Jesus. No passado, um conselho ecumênico seria convocado para condenar as heresias cristológicas”.

“A afirmação de Scalfari de que Bergoglio é um docetista – alguém que sustenta que Jesus só apareceu como um fantasma ou espírito – nos leva ao território de precisar de um Conselho Ecumênico para condená-lo e defender a doutrina católica da Ressurreição”, acrescentou.

Fonte:(Life Site News)