Após consulta popular, Rússia irá proibir casamento gay

Parlamento deu início a projeto de lei com nova regra

Rússia irá proibir o casamento gay Foto: ComingOutSPB

O parlamento da Rússia apresentou nesta terça-feira (14) um projeto de lei para proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta de mudança da Constituição surge após os eleitores se manifestaram quase que em sua totalidade a favor da definição de casamento como uma união exclusiva entre um homem e uma mulher.

O projeto de lei está praticamente certo de ser aprovado.

A restrição aos direitos LGBT tem sido uma das maiores bandeiras do presidente Vladimir Putin.

O líder russo se tornou membro da Igreja Ortodoxa do país e desde então tenta afastar os valores liberais do Ocidente. Ele chegou a afirmar que enquanto estiver no Kremlin, não irá legalizar o casamento gay.

O projeto de lei que deve ser aprovado quase que por unanimidade na Duma, espécie de Câmara dos Deputados russa, reafirma a proibição da adoção de crianças por casais homossexuais.

A senadora Elena Mizulina, uma das autoras do projeto de lei, afirmou ainda que a proibição de casamento e adoção também deve ser estendida a pessoas trans.

O porta-voz do governo, Dmitri Peskov, declarou que a alteração da legislação significa a “formalização” do referendo feito com cidadãos.