No dia do aniversário de Machado de Assis, veja como ler suas obras gratuitamente

“É assim que funciona a vida, uma máquina inconstante de idas e vindas, de crenças e descrenças, e de limites inalcançáveis” (Machado de Assis)

21 de junho: nesse dia, em 1839, nascia um dos maiores representantes da Literatura Brasileira, o autor que inaugurou o Realismo em nosso país (com a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”). Para homenageá-lo, fiz um “resumão” com detalhes sobre sua vida e obra, incluindo curiosidades bem interessantes! Em seguida, separei os links para quem quer ler sua obra de forma gratuita.

VIDA E OBRA – A história do escritor traz muitos obstáculos e desafios, apesar de não ser muito conhecida. Preparei um resumo de sua biografia para que todos o conheçam melhor:

Nasceu no morro do Livramento. no Rio de Janeiro, e ganhou o nome Joaquim Maria Machado de Assis, numa chácara onde seu avô tinha sido escravo. Sua família era muito humilde: seu pai, pintor de paredes, e sua mãe, lavadeira.

Perdeu os pais muito cedo, e como não tinha recursos para estudar, tornou-se autodidata (pessoa com capacidade de aprender algo sozinha), e suas primeiras obras foram publicadas em órgãos de comunicação quando ele tinha 14 anos: um soneto e o poema “Ela”. Atuou como tipógrafo, revisor, redator, censor teatral e ajudante de publicação do Diário Oficial. Seu primeiro romance foi “Ressurreição”. No geral, suas obras eram publicadas em folhetins para depois virarem livros.

Foi casado com a adorada Carolina, que o ajudava a revisar seus textos e cuidou de sua saúde durante toda a vida. O poema “A Carolina” foi publicado quando ela morreu, em 1904. Quatro anos depois (1908), Machado também ia, vítima de câncer.

CURIOSIDADES

  • Machado foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, junto com outros intelectuais, e um dos primeiros presidentes.
  • Foi responsável por uma das primeiras traduções do conto “O Corvo”, de Edgar Allan Poe.
  • Sabia falar francês, idioma que teria aprendido com um padeiro de quem era amigo.
  • Adorava xadrez e participou do primeiro campeonato brasileiro, ficando em 3º lugar. As peças que utilizou estão expostas até hoje na Academia Brasileira de Letras.

LEIA GRATUITAMENTE

O site Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) disponibiliza gratuitamente todas as obras do escritor em PDF, que podem ser acessados e/ou baixados em qualquer dispositivo (celular, tablete ou computador). ???????

Muitas obras também estão gratuitas na Amazon. Baixando por lá, é possível ler no Kindle, celular (com o app Kindle) ou computador (na sua biblioteca da conta Amazon). Acesse e compre gratuitamente pelos links abaixo:

DOM CASMURRO | https://tinyurl.com/y93njg9h

HELENA | https://tinyurl.com/yde5jhvt

CINCO MULHERES | https://tinyurl.com/ybn6qonf

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS | https://tinyurl.com/yagsr69w

O PAI | https://tinyurl.com/yae9ytwy

A PIANISTA | https://tinyurl.com/ya6gl7s8

HISTÓRIA DE UMA LÁGRIMA | https://tinyurl.com/y773twzw

O IMORTAL | https://tinyurl.com/yamoxkh3

Por Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes