CARTA ABERTA DO MOVIMENTO ACREDITO PAULISTA-PE

QUATRO SUGESTÕES PARA O COMBATE AO COVID-19 PARA O PREFEITO DE PAULISTA-PE

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS e do Ministério da Saúde do Brasil, dada a altíssima capacidade de transmissão pelas pessoas infectadas com o Covid-19;
CONSIDERANDO que, a cada dia, tem se confirmado novos casos de pessoas contaminadas com o Covid-19 em todo o território nacional, com aumento de números na cidade de Paulista;
CONSIDERANDO, em particular, que o Covid-19 apresenta maior gravidade entre idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas;
CONSIDERANDO que, para além das consequências no sistema de saúde pública, a pandemia trará negativos impactos na economia, especialmente em desfavor dos pequenos comerciantes e dos que sobrevivem na informalidade;
CONSIDERANDO que, uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS é a realização, em massa, de testes para diagnóstico do Covid-19;
CONSIDERANDO o número expressivo de 77.000 jovens entre 15 e 29 anos em Paulista-PE;
       Nos últimos dias, Paulista tem passado por uma crise social e de saúde devido ao Covid-19. Algumas ações foram e estão sendo realizadas pelo poder público municipal, através da Secretaria de Saúde, como, por exemplo, o isolamento social ativo na cidade. No entanto, a expectativa de deliberações propositivas para o enfrentamento do que já podemos classificar como a maior crise de saúde pública e até econômica do século. Todavia, não há ações prioritárias, visto as constantes brigas desrespeitosas entre nossos quadros políticos em redes sociais.
Entendemos, outrossim, a dimensão da crise e que, para além dos efeitos danosos no sistema de saúde pública, já temos efeitos diretos na economia local, com muitas pessoas sem nenhuma renda, nem mesmo para alimentação, devido ao necessário isolamento social para a contenção da disseminação do Covid-19.
Recente pesquisa do IBGE (2019) demonstra que o Estado de Pernambuco tem 48,8% da população ocupada na informalidade, colocando-se entre os Estados recordistas no âmbito nacional. Em Paulista, a quantidade de jovens é de 77 mil. Estes dados reforçam ainda mais que nossa cidade tem grande potencial de crescimento da juventude.
E diante da atual crise, aqueles que foram eleitos pelo povo precisam ser os primeiros a dar exemplo.
Sendo assim, o Movimento Acredito Paulista vem a público pedir ao Poder Executivo medidas aos mais de 77.000 jovens de Paulista-PE relacionadas ao coronavírus que visa para que tais recursos sejam realocados para o combate ao Covid-19 e seus efeitos, tanto no sistema de saúde pública municipal como na economia local.
De pronto, apresentamos as seguintes sugestões:
A primeira medida é uma campanha de conscientização da necessidade de quarentena e isolamento social voluntários, com o intuito de incentivar o afastamento dos grupos de amigos e a não visitar os avós e demais pessoas idosas.
A segunda, é a produção de uma campanha de cards para as redes sociais, com o objetivo de incentivar jovens a ajudarem os grupos de riscos a comprarem o necessário, seguindo as instruções de higiene que não exponham as pessoas a riscos de contaminação.
Outra medida é a divulgação de cursos e oportunidades disponíveis aos jovens neste período de isolamento social. Uma delas, a qual já lançamos, é o Qualifica Digital.
Já a última medida será a criação do Qualifica Jovem Enem  aulas on-line, com o intuito de  preparar os  jovens de 15 a 29 anos, através dos que moram na cidade e vão fazer o ENEM 2020.
Atenciosamente,
Adriano Pereira Diniz
Líder Movimento ACREDITO – Núcleo Paulista/PE