Mendonça vai pedir que TCE apure compra da PCR de 500 respiradores pulmonares a uma empresa veterinária de São Paulo

Comprar ventilador pulmonar para humanos numa empresa que vende produtos veterinário causa estranheza, disse Mendonça

Mendonça vai pedir que TCE apure compra da PCR de 500 respiradores pulmonares a uma empresa veterinária de São PauloFoto: Valter Comparato/ Agência Brasil

O ex-ministro Mendonça Filho vai pedir ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público de Contas, do TCE, que fiscalize todo o processo de aquisição de respiradores pulmonar e equipamentos de UTI para o enfrentamento ao Covid-19 no Recife. O pedido tem como base dois processos de dispensa de licitação feitos pela Prefeitura de cerca de R$ 11 milhões, para compra de até 500 respiradores pulmonar a Brasmed Veterinária, que tem como principal atividade o comercio varejista de animais vivos e de artigos para animais de estimação. “Comprar ventilador pulmonar para humanos numa empresa que vende produtos veterinário causa estranheza. Assim como, o fato de o maior volume de compras do produto, pelos dados disponibilizados pela Controladoria da Prefeitura, ser de uma empresa de capital social muito pequeno de apenas R$ 50 mil e que foi criada há sete meses”, questionou Mendonça, lembrando que o Recife tem 64%. de leitos de UTI fechados por falta de equipamentos como respirador pulmonar.
Segundo Mendonça, o prefeito Geraldo Júlio não pode continuar silenciando sobre os leitos de UTI inaugurados por ele e que continuam fechados. “Só tem 36% dos leitos de UTI funcionando. Segundo a própria Prefeitura, por falta de equipamentos como respiradores e pessoal. Enquanto isso, a fila de espera por um leito de UTI no Recife continua crescendo com o sistema colapsado. A população precisa de explicações”, afirmou.

Mendonça disse que uma busca no portal da transparência mostra que a Prefeitura do Recife fez contratos de dispensa de licitação com pelo menos quatro empresas para aquisição de ventilador pulmonar, embora não disponibilize com facilidade todos os contratos e termos de referência dessas compras. “É fundamental transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos, na prestação de contas dos gastos e das entregas dos serviços e equipamentos. Mais de 500 respiradores foram comprados e a população continua sofrendo na fila de espera por um leito”, afirmou.

Mendonça tem cobrado da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado transparência na gestão da crise da pandemia. “O prefeito continua a fazer propaganda, mesmo com a situação dramática que estamos vivendo com UTIs superlotadas e mais de 200 pacientes na fila para atendimento” pontuou.