O Caldeirão ferve e discussão viraliza nas redes sociais

TEM GENTE QUE VAI SAIR QUEIMADO

Reprodução

“Pode ser Anitta ou quem for, eu quero transparência”, diz deputado socialista sobre direito autoral no Brasil

Nesta quarta-feira, 6 de maio, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) concedeu uma entrevista à Rádio Jornal, uma das principais da capital pernambucana.

A declaração ocorre um dia após o deputado ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. O motivo? Ele foi conversar com a cantora Anitta sobre a MP 948/20, mas o papo terminou com discussão de ambas as partes.

Em entrevista, Carreras afirmou que quer investigar o modo de como o direito autoral de artistas da música é cobrado no Brasil através do Ecad que, segundo o parlamentar, é “uma entidade arrogante e que se acha a dona da verdade”.

“Quando alguém provoca eles [integrantes do Ecad], eles colocam um monte de artistas para defendê-los, como uma Anitta com 50 milhões de seguidores [no Instagram]. Se juntam porque são os grandes garotos-propaganda e grandes arrecadadores. O Ecad coloca eles como escudo e o parlamentar se acovarda de medo. É uma grande cortina de fumaça. Pode ser Anitta, quem for, eu quero transparência”, disse Carreras, fazendo menção ao debate que teve com a cantora.

A live ocorreu ontem, e o foco da discussão era a Medida Provisória 948/20.

A proposta ainda não foi votada, mas já está causando uma grande polêmica entre os artistas por alterar a arrecadação dos direitos autorais devido ao surto do novo coronavírus no Brasil.

Um principais prontos da proposta é a vedação de “cobrança dos direitos autorais de pessoa física e jurídica que não seja o intérprete em eventos públicos ou privados”.

Assim, os produtores ficariam isentos da responsabilidade de arcar com essa questão.

Carreras disse ainda que quer apurar a maneira como o Ecad distribui a arrecadação com direito autoral no País.

“Vou propor uma CPI na Câmara dos Deputados para quebrar o sigilo e ir a fundo para saber como funciona essa questão do direito autoral no Brasil.”

Veja um trecho da discussão:

Informações e privacidade no Twitter Ads