O povo brasileiro não suportaria mais um mandato de Rodrigo Maia (DEM-RJ), o “Botafogo”, à frente da Câmara de Deputados.
Segundo a Paraná Pesquisas, 77,1% dos entrevistados são contrários a alteração da Constituição para permitir que o Presidente Rodrigo Maia possa se reeleger à Presidência da Câmara dos Deputados.
Hoje, a Constituição proíbe a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado dentro da mesma legislatura. Ou seja, de acordo com as regras atuais, Maia e Alcolumbre não poderiam disputar um novo mandato em 2021.
Porém, aliados de Maia trabalham numa PEC (proposta de emenda à Constituição) para permitir sua reeleição e deixá-lo na “agulha” como o número 1 na linha sucessória –caso o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão sofram impeachment.
Além do presidente da Câmara, fazem parte da linha sucessória no Brasil os presidentes do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O levantamento aponta que apenas 16,4% são favoráveis à reeleição de Botafogo e 6,5% não souberam opinar sobre o tema.
A Paraná Pesquisas ouviu 2.364 eleitores de 205 municípios brasileiros, entre os dias 25 e 27 de abril de 2020, em 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro na sondagem é de 2% para mais ou para menos.