Foto: divulgação

Em vídeo, Roberto Jefferson detalha ‘golpe’ de Maia contra Bolsonaro O autor da denúncia do Mensalão do PT, Roberto Jefferson, afirmou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) admitiu, neste domingo (19), em entrevista ao O Estadão, que ao Brasil viver, atualmente, um parlamentarismo branco, onde a Câmara, o Senado e o Congresso estão atuando “mais efetivamente”, eles estão usurpando poder.

Nas redes sociais, Jefferson disse que o ‘FHC confessa a usurpação de poderes por Câmara, Senado e STF e lança a candidatura presidencial de Doria’.

Roberto Jefferson@blogdojefferson

FHC, além de confessar a usurpação de poderes por Câmara, Senado e STF, ainda lança a candidatura presidencial de João Dória.
Fernando Henrique é o maestro nessa orquestração do golpe. Rodrigo Maia é o trombone, e Dória, a flauta doces.

14,1 mil

12:18 – 20 de abr de 2020

Informações e privacidade no Twitter Ads

Roberto Jefferson@blogdojefferson

No Estadão, FHC diz que o novo governo, baseado no parlamentarismo branco, veio para ficar. “Isso (parlamentarismo branco) está acontecendo”, diz FHC, confirmando que Câmara, Senado e STF usurpam o poder presidencial.

FHC leciona sobre o caminho para o impeachment de Bolsonaro.

“Não há oposição organizada. Estamos passando por uma situação curiosa politicamente no Brasil. Tínhamos um sistema baseado em coalizão, que não foi planejado pela Constituinte, mas foi acontecendo. É a coligação de vários partidos para poder governar. O presidente atual despreza os partidos, mas está acontecendo uma coisa curiosa, uma espécie de governo compartilhado. A Câmara e o Senado estão atuando mais efetivamente. O STF também. Não se sabe muito bem o que vai acontecer de tudo isso, mas há outro sistema em funcionamento que não é mais o de coalizão”, afirmou FHC ao falar sobre a situação política atual do país.

E mais:

“Isso [parlamentarismo branco] está acontecendo, mas a cultura no Brasil não é parlamentarista. Desde o Império as pessoas precisam ter alguém que conduza. Elas criticam quem conduz, mas precisam de alguém para conduzir. O problema mais grave que enfrentamos hoje é a falta de lideranças em vários setores”.

FHC ainda defendeu que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) ganhou espaço durante a crise da pandemia da covid-19 e que ele ganha força como presidenciável em 2022:

‘É o que ele se propõe. Os que detêm alavanca de poder, como o Doria, têm maior projeção. O Doria vem da rede social. Está tendo uma vantagem indiscutível’.

Neste domingo (19), o autor da denúncia do Mensalão do PT, Roberto Jefferson denunciou o “golpe” de Rodrigo Maia (DEM) contra o presidente Jair Bolsonaro. Maia teria encomendado da OAB um pedido de impeachment contra o chefe do Executivo. Doria e uma ala do STF fazem parte do plano.