O Dia da Terra

O Dia da Terra é comemorado, anualmente, em 22 de abril e é um momento importante para que nos aprofundemos a respeito das várias questões que afetam negativamente o nosso planeta. É um momento também de revermos nossa postura e adotarmos práticas diárias que ajudem na preservação da natureza, garantindo, desse modo, um planeta cada vez mais saudável para a nossa geração e para as gerações futuras.

Criação do Dia da Terra

O Dia da Terra foi criado no ano de 1970 pelo então senador americano Gaylord Nelson. No dia 22 de abril desse ano, o senador convocou protestos que tinham como objetivo chamar a atenção da população e governantes para problemas ambientais que afetavam o planeta. O sucesso do evento nos Estados Unidos foi surpreendente e aproximadamente 20 milhões de pessoas manifestaram-se exigindo uma mudança no comportamento e um novo caminho para a história do planeta. Além disso, a data foi responsável por garantir a posterior aprovação de várias leis ambientais importantes naquele país.

 O Dia da Terra foi criado a fim de conscientizar toda a sociedade a respeito de importância de ações para a preservação do nosso planeta.
O Dia da Terra foi criado a fim de conscientizar toda a sociedade a respeito de importância de ações para a preservação do nosso planeta.

O Dia da Terra foi aos poucos se consolidando e, em 1990, passou a ser comemorado em diferentes países. Todos os anos, escolhe-se um tema diferente para ser abordado em comemoração a essa importante data. Esses temas voltam-se para problemas ambientais que necessitam de atenção urgente, tais como a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

Problemas ambientais que afetam o planeta

O planeta é constantemente afetado pela ação negativa do homem. Somos responsáveis por uma série de processos que prejudicam a vida de outras espécies e até mesma a nossa, causando, por exemplo, o aumento da ocorrência de doenças. A seguir vamos citar 5 importantes problemas ambientais e como eles afetam a nossa vida e a saúde do planeta:

  • Poluição do ar: acontece quando substâncias são lançadas na atmosfera, colocando em risco a qualidade de vida dos seres vivos. Essas substâncias podem ser lançadas, por exemplo, por indústrias e meios de transporte, como carros e ônibus. Essa poluição afeta negativamente a nossa saúde, aumentando, por exemplo, os casos de doenças respiratórias, como asma e bronquite.
  • Poluição da água: afeta os mais diversos ambientes aquáticos. O descarte de resíduos de casas e indústrias em rios, córregos e lagos, por exemplo, é responsável pela morte de várias espécies aquáticas e também pode colocar em risco a saúde da população que faz o consumo dessa água.
  • Queimadas: podem ter diferentes causas, tais como renovação da pastagem e limpeza de áreas. Independentemente da causa, as queimadas apresentam consequências graves, principalmente quando se perde o seu controle. Elas são responsáveis por desencadear poluição atmosférica, a destruição de habitat e a morte de muitas espécies.
 A ação do homem tem provocado consequências drásticas no meio ambiente. É preciso agir rapidamente para preservarmos o planeta.
A ação do homem tem provocado consequências drásticas no meio ambiente. É preciso agir rapidamente para preservarmos o planeta.
  • Desmatamento: pode ser definido como a retirada da cobertura vegetal de uma região. Dentre suas causas, podemos destacar a expansão urbana, aumento de áreas para agricultura e pecuária, bem como extração de madeira. As principais consequências desse processo são a erosão do solo, a destruição de habitat e a morte de várias espécies.
  • Mudanças climáticas: são também um grave problema enfrentado por todo o planeta nos dias de hoje. Acredita-se que o homem, por meio da liberação dos chamados “gases-estufa”, tem contribuído para a intensificação do efeito estufa e, desse modo, ocasionando o aumento da temperatura no planeta. As mudanças climáticas estão relacionadas, entre outras consequências, com a extinção de espécies, mudanças no regime de chuvas, derretimento de geleiras e aumento do nível do mar.

Como nossas atitudes podem impactar a Terra?

Todos nós sabemos que o planeta é frequentemente afetado pela ação do homem, mas muitos não conseguem perceber que até mesmo as pequenas ações do dia a dia podem ser prejudiciais. Quando falamos em poluição, muitos pensam apenas nas grandes indústrias, esquecendo-se, por exemplo, do descarte inadequado do lixo e da poluição causada pelos carros. Fato é que pequenas ações podem, sim, impactar o planeta e devemos escolher se o nosso impacto será negativo ou positivo.

O nosso planeta precisa de cuidados e todos nós devemos fazer a nossa parte para garantir que as futuras gerações consigam ter acesso a um ambiente saudável. Veja a seguir algumas importantes ações que podemos adotar no nosso dia a dia a fim de ajudar o planeta:

  • Reciclar o lixo;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Evitar o consumismo, comprando apenas aquilo que é necessário;
  • Economizar água (Diminuir o tempo de banho, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar são exemplos de ações que podem ajudar nesse objetivo.);
  • Economizar energia (Não deixar as luzes da casa ligadas em cômodos vazios, não deixar os eletroeletrônicos em standy-by, diminuir o tempo no banho são exemplos.);
  • Reduzir o uso de produtos descartáveis;
  • Reaproveitar objetos que, geralmente, seriam descartados.
fonte : MundoEducacao/ Por Vanessa Sardinha dos Santos