Livro infanto-juvenil conta a história de Greta e aborda a Síndrome de Asperger

Resultado de imagem para a historia de greta

“Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença”

Júlia de Aquino
Instagram Literário @juentreestantes

“É impossível resolver uma crise sem tratá-la como tal” – esse é o pensamento de Greta, que apesar de ter apenas 17 anos, traz sensatez e otimismo em cada atitude e declaração. O livro “A história de Greta”, da italiana Valentina Camerini, é uma excelente oportunidade de conhecer melhor a menina que há alguns anos vem se destacando pela luta a favor do meio ambiente.

A leitura é rápida, dá para ser concluída em duas horas. A linguagem do livro é bem fácil, direcionada ao público infanto-juvenil principalmente.

A VIDA DE GRETA – De forma bem lúdica, a autora nos mostra a vida de Greta, desde antes de seu protesto em frente ao Parlamento sueco até depois de ter se tornado mundialmente conhecida por sua luta em defesa do meio ambiente.

Apesar de ser curto, o livro não deixa a desejar no que se refere às informações sobre a história dessa famosa adolescente. E terminamos sabendo mais do que imaginaríamos.

SÍNDROME DE ASPERGER – Sem dúvida, o ponto que mais chama atenção na obra é a forma como a autora Valentina Camerini expõe a Síndrome de Asperger, transtorno que acompanha Greta desde sua infância. Fica claro o quanto essa condição de saúde impactou seu caminho e de sua família, e como ela direciona sua energia e concentração para a causa que defende.

Como o título é direcionado ao público jovem, a Síndrome é explicada de maneira bem didática e perfeitamente compreensível (veja alguns trechos mais abaixo).

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO – A arte do livro é linda, desde a capa às ilustrações internas, com cores em tons de azul (a paleta também inclui amarelo e verde-claro, para contrastar com as cores frias e predominantes).

Outro aspecto interessante é o final do livro, que traz um Glossário, uma Cronologia e uma Lista de atitudes para apoiar o meio ambiente.

Por tudo isso, o livro é um excelente presente. É ideal para amigos ou parentes entre 10 e 15 anos, mas pode ser uma escolha interessante para profissionais que atuem com crianças e jovens ou mesmo para quem se interessa pela questão ambiental.

###
ALGUMAS FRASES MARCANTES DO LIVRO

“Será que o mais certo não seria os países com as economias mais desenvolvidas reduzirem seu impacto no meio ambiente para permitir que os outros continuem a construir estradas, hospitais e tudo o que as pessoas precisam para viver melhor?”

“Quem sofre da Síndrome de Asperger costuma se interessar por um assunto e pensar nele o tempo todo, sem conseguir tirá-lo da cabeça. Era exatamente o que estava acontecendo com ela.”

“A mente de Greta também tem outra característica especial: ela consegue se entregar de corpo e alma ao que desperta sua curiosidade. Essa síndrome torna as pessoas determinadas e capazes de uma dedicação extraordinária.”

Livro: A história de Greta

Autor: Valentina Camerini

Editora: Sextante

Páginas: 128