Receita abre consulta para lote residual do Imposto de Renda

Depósito aos contribuintes vai acontecer no dia 17 de fevereiro

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda está disponível Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (10), a consulta ao lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda Pessoa Física (IRPF), para os exercícios entre 2008 e 2019. O depósito para os mais de 116 mil contribuintes beneficiados acontecerá no dia 17 de fevereiro

Ao todo, os valores devidos totalizam mais de R$ 297 milhões, desses, R$ 133,4 milhões são para contribuintes com preferência no recebimento: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para consultar se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou através do Receitafone no número 146. Há ainda a opção de visualizar a situação das restituições pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Os valores ficarão disponíveis aos contribuintes por um ano. Caso o resgate não seja feito, o beneficiário deverá fazer requerimento por meio da Internet, através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.

Nas ocasiões em que o valor não for creditado, o contribuinte poderá entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil pessoalmente ou ligar para a Central de Atendimento, através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o depósito em conta-corrente ou poupança, de quaisquer bancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *