Relatório revela: 629 meninas paquistanesas foram vendidas como “noivas” para a China. “Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas!”

Relatório revela: 629 meninas paquistanesas foram vendidas como “noivas” para a China. “Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas!” 16

Nesta foto de 14 de abril de 2019, Mahek Liaqat, que “se casou” com um cidadão chinês, mostra sua certidão de casamento em Gujranwala, Paquistão. (Foto: AP/ K.M. Chaudary)

Um relatório horripilante, obtido exclusivamente pela Associated Press (AP), foi compilado por investigadores paquistaneses determinados a romper redes de tráfico que exploram pobres e vulneráveis ??do seu país. Página após página, mostram que 629 meninas e mulheres de todo o Paquistão foram vendidas como noivas a homens chineses e levadas para a China.

Esta lista fornece o número mais concreto até agora para o número de mulheres envolvidas nos esquemas de tráfico humano desde 2018.

Os investigadores elaboraram uma lista de 629 mulheres do sistema integrado de gerenciamento de fronteiras do Paquistão, que registra digitalmente documentos de viagem nos aeroportos do país. As informações incluem os números de identidade nacional das noivas, os nomes de seus maridos chineses e as datas de seus casamentos.

Todos, exceto um punhado de casamentos, ocorreram em 2018 e até abril de 2019. Uma das autoridades sênior disse acreditar que todas as 629 foram vendidas aos noivos por suas famílias.

Sistema Lucrativo

Mas desde que foi criado em junho, o agressivo esforço dos investigadores contra as redes praticamente parou. Autoridades com conhecimento das investigações dizem que isso se deve à pressão de funcionários do governo com medo de prejudicar os lucrativos laços do Paquistão islâmico com a China comunista.

Não se sabe quantas mulheres e meninas foram traficadas desde que a lista foi elaborada. Mas o funcionário disse que “o comércio lucrativo continua”. Ele falou com a AP em uma entrevista realizada a centenas de quilômetros de seu local de trabalho para proteger sua identidade.

“Os corretores chineses e paquistaneses ganham entre 4 milhões e 10 milhões de rúpias (US $ 25.000 e US $ 65.000) do noivo, mas apenas cerca de 200.000 rúpias (US $ 1.500) são entregues à família”, disse ele.

O maior caso contra traficantes de mulheres e meninas se desfez. Em outubro de 2019, um tribunal em Faisalabad absolveu 31 cidadãos chineses acusados ??de tráfico. Várias das mulheres que foram inicialmente entrevistadas pela polícia se recusaram a testemunhar porque foram ameaçadas ou subornadas para manter o silêncio, segundo um oficial do tribunal e um investigador da polícia familiarizado com o caso. Os dois falaram sob condição de anonimato à AP  porque temiam vingança por se manifestarem.

Ao mesmo tempo, o governo tentou restringir as investigações, colocando “imensa pressão” sobre funcionários da Agência Federal de Investigação (FIA) que buscam redes de tráfico humano, disse Saleem Iqbal, um ativista cristão que ajudou pais a resgatar várias meninas da China.

“Alguns funcionários da FIA foram transferidos. Quando falamos com governantes paquistaneses, eles não prestam atenção”, disse Iqbal em entrevista à AP.

Questionados sobre as queixas, os ministérios do Interior e das Relações Exteriores do Paquistão se recusaram a comentar.

Vários altos funcionários familiarizados com os eventos disseram que as investigações sobre o tráfico humano diminuíram, os investigadores estão frustrados e a mídia paquistanesa foi pressionada a conter suas reportagens sobre o tráfico. Os funcionários falaram sob condição de anonimato porque temiam represálias.

“Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas. A rede inteira continua e está crescendo. Por quê? Porque eles sabem que podem se safar. As autoridades não seguirão adiante, todos estão sendo pressionados a não investigar. O tráfico está aumentando agora. Onde está a nossa humanidade?”, disse uma das autoridades.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que não tinha conhecimento da lista.

“Os dois governos da China e do Paquistão apoiam a formação de famílias felizes entre seu povo, de forma voluntária, de acordo com as leis e regulamentos, ao mesmo tempo em que têm tolerância zero e lutam resolutamente contra qualquer comportamento de pessoa envolvida em casamento ilegal entre países”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado enviado por fax à agência da AP em Pequim.

Minoria cristã: Novo alvo

Uma investigação da AP no início de 2019 revelou como a minoria cristã do Paquistão se tornou um novo alvo de ‘corretores” que pagam pais pobres para casar suas filhas, algumas delas adolescentes, com maridos chineses que retornam com elas para sua terra natal. Muitas das noivas são então isoladas e abusadas ou forçadas à prostituição na China, muitas vezes entrando em contato com sua família e pedindo para serem trazidas de volta.

Relatório revela: 629 meninas paquistanesas foram vendidas como “noivas” para a China. “Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas!” 17

Natasha Masih e sua família depois que a jovem cristã paquistanesa escapou de uma rede de tráfico e prostituição e voltou para sua cidade natal, Faisalabad, na província de Punjab, no Paquistão. (Foto: AP/ K.M. Chaudary)

A AP conversou com policiais e autoridades judiciais e mais de uma dúzia de noivas – algumas das quais voltaram ao Paquistão e outras que estiveram presas na China -, além de pais, vizinhos, parentes e trabalhadores de direitos humanos.

Os cristãos são alvos porque são uma das comunidades mais pobres do Paquistão, de maioria muçulmana. As quadrilhas de tráfico são compostas por intermediários chineses e paquistaneses e incluem “líderes cristãos”, principalmente de pequenas igrejas que recebem subornos para incentivar o rebanho a vender suas filhas. Os investigadores também encontraram pelo menos um clérigo muçulmano que administra um departamento de casamentos de sua ‘madrassa’ ou escola religiosa.

Relatório revela: 629 meninas paquistanesas foram vendidas como “noivas” para a China. “Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas!” 18

Fotocópias de dezenas de contratos de casamento e outros documentos que faziam parte de um elaborado esquema de tráfico que atraiu meninas paquistanesas pobres para a China, algumas vendidas para prostituição. (Foto: AP/ B.K. Bangash)

Abuso e prostituição forçada

A autoridade, com anos de experiência estudando tráfico de seres humanos no Paquistão, disse que muitas das mulheres que conversaram com os investigadores relataram tratamentos forçados de fertilidade, abuso físico e sexual e, em alguns casos, prostituição forçada. Embora nenhuma evidência tenha surgido, pelo menos um relatório de investigação contém alegações de órgãos sendo colhidos de algumas das mulheres enviadas para a China.

Em setembro, a agência de investigação do Paquistão enviou um relatório chamado “casos falsos de casamentos chineses” ao primeiro-ministro Imran Khan. O relatório, cuja cópia foi obtida pela AP, forneceu detalhes de casos registrados contra 52 cidadãos chineses e 20 de seus associados paquistaneses em duas cidades da província de Punjab, leste do país – Faisalabad e Lahore – e também na capital Islamabad. Os suspeitos chineses incluíram os 31 absolvidos posteriormente em tribunal.

Relatório revela: 629 meninas paquistanesas foram vendidas como “noivas” para a China. “Ninguém está fazendo nada para ajudar essas garotas!” 19Cidadãos chineses detidos por suposto envolvimento em uma quadrilha de tráfico para atrair mulheres paquistanesas para casamentos falsos; e que foram posteriormente absolvidos. (Foto: AP/ B.K. Bangash)

O relatório revela que a polícia descobriu duas agências de casamento ilegais em Lahore, incluindo uma operada a partir de um centro islâmico e madrassa (escola islâmica). Este é o primeiro relatório conhecido de muçulmanos pobres também sendo alvo de corretores. O clérigo muçulmano envolvido fugiu da polícia.

Após as absolvições, há outros casos nos tribunais envolvendo presos paquistaneses e pelo menos outros 21 suspeitos chineses, segundo o relatório enviado ao primeiro-ministro em setembro de 2019. Mas os réus chineses nos casos pagaram fiança e deixaram o país, dizem ativistas e um funcionário do tribunal.

Interesse econômico, mentalidade comunista e o Islã

Ativistas e trabalhadores de direitos humanos dizem que o Paquistão tentou manter o tráfico de noivas em silêncio para não comprometer o relacionamento econômico cada vez mais próximo do Paquistão com a China.

O governo comunista da China tem sido um aliado constante do governo islâmico do Paquistão há décadas. A China prestou assistência militar a Islamabad, incluindo dispositivos nucleares pré-testados e mísseis com capacidade nuclear.

Hoje, o Paquistão está recebendo uma ajuda maciça no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota da China, um esforço global que visa reconstituir a Rota da Seda e ligar a China a todos os cantos da Ásia.

Sob o projeto Corredor Econômico China-Paquistão, de US $ 75 bilhões, Pequim prometeu a Islamabad um pacote abrangente de desenvolvimento de infraestrutura, desde construção de estradas e usinas de energia até agricultura.

A demanda por noivas estrangeiras na China está enraizada na mentalidade comunista da população desse país, onde há cerca de 34 milhões a mais de homens do que mulheres – resultado da política de filho único que terminou em 2015 após 35 anos, juntamente a uma preferência esmagadora por meninos que lideraram ao aborto de meninas e ao infanticídio feminino.

Um relatório divulgado em 2019 pela Human Rights Watch (HRW), documentando o tráfico de noivas de Mianmar à China, disse que a prática está se espalhando. Ele disse que Paquistão, Camboja, Indonésia, Laos, Mianmar, Nepal, Coreia do Norte e Vietnã, “todos se tornaram países de origem para um negócio brutal”. E todos tem um governo comunista ou islâmico.

“Uma das coisas mais impressionantes sobre esse assunto é a rapidez com que a lista está crescendo de países que são conhecidos por serem os países de origem no negócio de tráfico de noivas”, disse Heather Barr, autora do relatório da HRW, à AP.

Estima-se que há de 4 a 6 milhões de mulheres e meninas como escravas sexuais na China, de acordo com a pesquisa da Human Rights Watch.

Omar Waraich, diretor de campanhas da Anistia Internacional para o Sul da Ásia, disse que o Paquistão “não deve deixar que seu relacionamento próximo com a China se torne uma razão para fechar os olhos aos abusos dos direitos humanos contra seus próprios cidadãos” – ou nos abusos de mulheres vendidas como noivas ou na separação de mulheres paquistanesas de maridos da população uigur muçulmana da China enviadas para “campos de reeducação” para afastá-las do Islã.

“É horrível que as mulheres estejam sendo tratadas dessa maneira, sem que nenhuma preocupação seja demonstrada pelas autoridades dos dois países. E é chocante que isso esteja acontecendo nessa escala”, disse Waraich à AP.

Fonte: Associated Press (AP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *