À FRENTE DE FUNDAÇÃO FEDERAL, IRMÃO DE EDUARDO CAMPOS CONTRATA ALIADO SEM LICITAÇÃO

O aliado contratado Múcio Aguiar Neto é amigo pessoal do presidente da FUNDAJ

Antonio Campos, irmão de Eduardo Campos Foto: Humberto Pradera/PSB Antonio Campos, irmão de Eduardo Campos Foto: Humberto Pradera/PSB

Jornalista fará relatório sobre devoções católicas populares do Nordeste

Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, vinculada ao Ministério da Educação, o advogado Antonio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), contratou sem licitação um aliado político para executar pesquisa e produzir relatório sobre as nove maiores “Devoções Católicas Populares do Nordeste”.

Pelo contrato assinado no dia 5 de dezembro, o jornalista Múcio Rodrigues de Aguiar Neto receberá R$189 mil por um período de oito meses.

Aguiar Neto foi pré-candidato a prefeito de Olinda em 2016 pelo PPL. Antes do início oficial da campanha, porém, desistiu da disputa e seu partido apoiou Antonio Campos, que concorria pelo PSB e perdeu no segundo turno.

Campos nega que o jornalista seja seu “aliado” e diz que ele deve ter comparecido “talvez a dois atos” de sua candidatura. Em blogs locais, Aguiar Neto chegou a ser tratado, na época, como coordenador da campanha. “Quando o PPL decidiu apoioá-lo, naturalmente por eu ser cidade, as pessoas pensaram que eu iria coordenar a campanha, mas isso não quer dizer que eu coordenei. Não tive nenhuma participação direta ou indireta”, afirmou o jornalista.

Ele destaca que possui mestrado em estudos de religiões e por isso é credenciado para executar a pesquisa. Diz que não embolsará os R$ 189 mil, já que precisará arcar com despesas de viagem e de contratação de fotógrafos. O contrato prevê que o relatórios serão transformados no livro “Santos Populares do Nordeste”.

Antes da assinatura do contrato para a pesquisa, Campos cogitou nomear o jornalista como seu chefe de gabinete na fundação. “Foi ventilada a hipótese, mas não foi levada em frente porque desisti de nomear Múcio”, diz Campos.

O presidente da fundação afirma também não ter nenhum receio em relação à dispensa de licitação porque projetos anteriores tiveram valores maiores. Ele argumenta que a demanda para a produção do relatório veio da diretoria da entidade. Ressalta ainda que enviou espontaneamente cópia do processo de contratação para Controladoria Geral da União (CGU).

Campos assumiu o comando da Fundação Joaquim Nabuco em maio por indicação do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Sediada em Recife, a entidade, criada em 1949, tem a missão de preservar o legado histórico cultural de Joaquim Nabuco no Nordeste.

Revista Época / Por Sérgio Roxo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *