Corpo do artista plástico e ceramista Francisco Brennand é cremado

Pernambucano morreu aos 92 anos. De acordo com a família do artista, as cinzas serão espalhadas pela Oficina Cerâmica criada por ele.

O corpo do artista plástico e ceramista Francisco Brennand, que morreu na quinta-feira (19) aos 92 anos de idade, foi cremado nesta sexta-feira (19). A cerimônia aconteceu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e não foi aberta ao público.

De acordo com a família do artista, as cinzas serão espalhadas pela Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, onde também aconteceu o velório, que contou com a presença de políticos e artistas.

O velório começou às 19h da quinta, quando o corpo chegou à capela localizada dentro da oficina .Nesta sexta, às 9h, o corpo de Brennand deixou o local no carro da funerária e foi levado ao cemitério, onde ocorreu a cerimônia íntima.

Francisco Brennand passou dez dias internado no Real Hospital Português, no Recife, e morreu devido a complicações de uma infecção pulmonar.

Ele foi o responsável por inúmeras obras espalhadas pela capital pernambucana e por um dos principais cartões postais da cidade, o Parque das Esculturas, que fica em frente ao Marco Zero, no Centro da cidade.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento, na quinta.

O ceramista, pintor, escultor, ilustrador, gravador e desenhista Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu no Recife em 11 de junho de 1927, filho de Ricardo Monteiro Brennand e Olímpia Padilha Nunes Coimbra.

O meio ambiente e o futuro da raça humana no planeta foram algumas das preocupações que marcaram a vida e a arte dele, que sabia como dar formas aos sonhos. A Oficina de Cerâmica mantida por Francisco Brennand surgiu em 1971, a partir das ruínas da Cerâmica São João da Várzea, fundada em 1917 pelo pai dele.

Francisco Brennand tinha admiração por Maria, a mãe de Jesus, tanto que construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

No Porto do Recife, fica o Parque das Esculturas, construído em 2000. Um obelisco de 32 metros de altura se destaca na paisagem. É a “Torre de cristal”, inspirada em uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Ao todo, são 90 peças em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil e formando um dos cartões-postais do Recife.

Fonte: NE10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *